O serviço de coleta de lixo também está suspenso no mesmo período.
Na Saúde, o SAMU e as ambulâncias ligadas à estrutura municipal operam sem alterações.
O Sistema de Ônibus Urbano – SOU Atibaia continua operando normalmente.
Ruas vazias, postos de combustível sem gasolina e álcool, poucos ônibus em circulação, lixo que se acumula nas ruas, mercado municipal com bancas fechadas: este é o cenário de Bragança Paulista no 7 º dia da greve dos caminhoneiros.
Boa parte dos comerciantes da região central, simplesmente ignoraram os apelos e avisos da empresa Embralixo de que a coleta de lixo seria suspensa no sábado, 26, devido a falta de combustível e após o expediente,colocaram normalmente o lixo na rua.
Os sacos de lixo, nem sempre apropriados para o descarte, se acumulam nas calçadas.
Em contato com a Embralixo na manhã deste domingo, 27, a empresa disse que a coleta se mantém suspensa.
Há uma expectativa de que o abastecimento comece a normalizar já que as forças de segurança tem atuado nas portar de refinaria para garantir o abastecimento.
A empresa aguarda a chegada de combustível para restabelecer o serviço.
Os ônibus da empresa Nossa Senhora de Fátima também circulam em número reduzido e se não houver previsão de abastecimento, podem parar de circular nos próximos dias.
O Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck está aberto, mas nem todas as barracas funcionam. Há falta de muitas mercadorias, principalmente frutas. As barracas que estão abertas tem poucas frutas, muitas delas com qualidade inferior a de costume, justamente por causa do tempo que ficam nas estradas.
Foto: Divulgação WhatsApp
Na noite de sábado, 26, o Posto Valle recebeu um caminhão de álcool. O caminhão tanque foi escoltado pela PM. As filas que se formaram no local foram gigantescas.
O combustível acabou poucas horas depois mesmo a venda tendo sido limitada a R$ 60,00 por pessoa e não ter sido comercializado combustível em galões.
Apesar do desabastecimento de combustível e de alguns produtos nas prateleiras dos supermercados, a Prefeitura de Bragança Paulista não decretou estado de emergência como outras cidades da região fizeram.
As aulas da rede municipal estão mantidas.
A Secretaria Municipal de Saúde recolheu os carros que prestam serviços administrativos mas garante o funcionamento de ambulâncias e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Até sexta-feira, 24, a Santa Casa não tinha registrado problemas com falta de entregas e todos os serviços são mantidos.
Na noite de sexta-feira, 25, a Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar acabaram com uma manifestação que acontecia desde a noite anterior na Rodovia Capitão Barduíno, no Bairro do Curitibanos.
O movimento se reuniu novamente no sábado no local.
A população saiu em defesa dos caminhoneiros ainda na tarde de sábado, 26, e foi realizada uma passeata da Avenida dos Imigrantes do cruzamento com a Capitão Barduíno até o Lago do Taboão.
Novos protestos continuam sendo organizados pelas redes sociais.
A Universidade São Francisco divulgou neste domingo, 27, comunicado mantendo a suspensão das aulas na segunda-feira,28, considerando que não houve mudanças significativas com relação ao movimento de paralisação pelo país.
O Núcleo de Direção Acadêmica e Pedagógica da FESB, afim de minimizar os prejuízos acadêmicos, decidiu por aplicar em EAD as atividades classes planejadas para esta segunda-feira, 28.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição solicita aos nossos alunos que acessem nosso Portal Institucional onde as informações estarão disponíveis. “Novas informações e decisões estarão sendo assumidas e divulgadas, conforme for sendo configurado o quadro nacional”, diz a nota publicada pela instituição.
Greve na região
Em Itatiba, a população se organiza para fazer uma manifestação hoje as 14h, na Avenida Marechal Castelo Branco, (Avenida do Extra).
A Prefeitura de Itatiba publicou na Imprensa Oficial de sábado, 26, o Decreto 7.054/18, que declara situação de emergência pública, que estabelece inclusive que todos postos que comercializam combustíveis na cidade ficam obrigados a assegurar ao menos 5% de seus estoques atuais ou futuros para o abastecimento de veículos que prestam serviços públicos essenciais.
As 60 escolas e creches da Prefeitura, assim como o transporte escolar, funcionam normalmente até segunda-feira, 28. Para terça-feira, 29, a situação será reavaliada na segunda.
Em Bom Jesus dos Perdões, também foi decretado Estado de Emergência em virtude da greve dos caminhoneiros. As aulas municipais foram suspensas entre os dias 28 de maio e 1º de junho;
Os alunos da APAE, entretanto, continuam sendo transportados normalmente.
As visitas do serviço de convivência e a entrega de leite do Programa Viva Leite foram suspensas. O Conselho Tutelar funcionará normalmente.
O transporte sanitário está suspenso, mas os serviços de urgência e emergência, SAMU, medicamentos, hemodiálise e radioterapia estão mantidos.
Em Bom Jesus, a coleta de lixo também está suspensa e os seguintes eventos, que faziam parte da comemoração dos 313 Anos de Bom Jesus dos Perdões foram cancelados:
Em Atibaia também foi decretada situação de Emergência.
A medida autoriza, de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, que a Prefeitura faça compras sem licitação, requisite ou apreenda bens privados, como por exemplo o combustível que esteja estocado em um posto. Também permite realizar gastos sem depender de empenho orçamentário.
O serviço de coleta de lixo também está suspenso no mesmo período.
Na Saúde, o SAMU e as ambulâncias ligadas à estrutura municipal operam sem alterações.
O Sistema de Ônibus Urbano – SOU Atibaia continua operando normalmente.