Grupo Afoxé Nagô Mirerê abre desfiles em Bragança Paulista
O grupo Afoxé Nação Nagô Mirerê abriu o Carnaval de Bragança Paulista na noite deste domingo (19) na nova Passarela do Samba, no Posto de Monta.
O grupo levou para a avenida um pouco do ritmo africano. Mais que um bloco de carnaval, o Afoxê é vinculado a manifestações religiosas dos terreiros de candomblé presente na cultura local.
A primeira apresentação aconteceu em 2008. De origem iorubá, a palavra “afoxé” pode ser traduzida como “a fala que faz”.
A ideia da apresentação é dar visibilidade para esta cultura, bem como abençoar a avenida antes dos desfiles carnavalescos. Segundo a tradição carnavalesca, o bloco de candomblé limpa a avenida e prepara o público para a manifestação artística mais popular do país.
OS DESFILES
Os desfiles estão programados para iniciar a partir das 21h.
A primeira escola a entrar na avenida, às 21 horas, será a verde e rosa Unidos do Lavapés, com o enredo “Cometa Halley, através dos tempos II: passado, presente e futuro!”. A escola promete entrar na avenida com 10 alas de enredo e dois carros alegóricos.
A segunda agremiação a desfilar, a partir das 22h será a Acadêmicos da Vila que fará uma homenagem para uma agremiação carioca. “Mojubá Portela” é o nome do enredo da azul e branco que além de 10 alas de enredo e dois carros alegóricos trará também para a avenida um elemento cenográfico.
A programação continua a partir das 23h com o desfile da Dragão Imperial e o enredo “Graças a Deus”. A azul e rosa diferente das outras escolas terá 9 alas e 3 carros alegóricos.
Para finalizar o espetáculo de cores e alegria, quem entra na avenida, a partir das 0h, é a Nove de Julho. A bicampeã do Carnaval de Bragança Paulista levará para a avenida o enredo “Nas asas da imaginação, a cura através dos tempos”. A vermelho e branco contará com 9 alas de enredo, além de dois carros alegóricos.
Ingresso Solidário
Apesar da entrada ser gratuita a Prefeitura pede que os foliões que puderem doem um quilo de alimento não perecível na entrada. Os alimentos serão doados posteriormente pelo Fundo Social para as famílias vulneráveis.
A ação solidária é totalmente voluntária, ou seja, não é obrigatório fazer a doação para entrar.
Para saber mais sobre o Carnaval de Bragança Paulista e região é só clicar aqui.
Curta a página Bragança Em Pauta Eventos no Facebook
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter