Hemonúcleo esclarece dúvidas sobre doadores que testaram positivo para a COVID-19

Hemonúcleo esclarece dúvidas sobre doadores que testaram positivo para a COVID-19

Na última quarta-feira (26), o Hemonúcleo de Bragança alertou para nível crítico no estoque de bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos. Após apelo por doadores e tendo em vista a situação gerada pela nova onda de contaminações, surgiu a dúvida: quem já testou positivo para a COVID-19 pode doar sangue?

A resposta é sim, mas seguindo algumas regras. Segundo a assessoria de imprensa do HUSF, aqueles que testaram positivo para a COVID-19 e tiveram sintomas leves ou moderados, precisam aguardar 10 dias para a doação. Porém, os casos que resultaram em internações graves devem ser tratados de forma particular por um especialista.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Quem teve contato próximo com alguém que testou positivo deve aguardar 7 dias para poder doar sangue novamente. “Entende-se ‘contato próximo’ morar junto ou ter ficado a menos de 1 metro de distância de alguém confirmado nas seguintes circunstâncias: sem máscara e por um período superior a 15 minutos”, explica o Hemonúcleo.

E AS VACINAS?

Quanto às vacinas, nenhuma delas impede que alguém realize doação de sangue, mas é importante ter atenção ao tempo de imunização: os vacinados com CoronaVac devem aguardar 48 horas para doar; os imunizados por qualquer uma das demais vacinas precisam aguardar 7 dias.

O Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco está localizado na Av. São Francisco de Assis, nº 260, no bairro Cidade Universitária. Em razão da pandemia da COVID-19, para que não haja acúmulo de pessoas no setor, é imprescindível a necessidade do agendamento prévio por telefone. O atendimento é realizado de segunda à sábado (exceto feriados), das 7h30 às 13h. O telefone para outras informações é (11) 2490-1240.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *