História de Olympio Guilherme é tema de livro que será lançado dia 18

Na terça-feira, dia 18, o escritor Antonio Sonsin, lançará o livro “Hollywood – Uma história do Brasil “, que conta uma história baseada na vida de Olympio Guilherme.

O lançamento acontece na sede da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (ASES), a partir das 20h.

O romance é um passeio pela história da vida de Olympio e consequentemente um passeio pela história do Brasil, desde o início da República, passando pelo Estado Novo, morte de Getúlio, até a ditadura militar.

Antonio Sonsin, relata que para escrever sobre esse personagem foi necessário conversar muito com pessoas que conheceram Olympio Guilherme, para entender seu pensamento diante de cada fato narrado e sua luta por uma mudança cultural no país.

“Escrever sobre alguém que viveu a história é também conhecê-la sobre outro ângulo para, afinal, ter certeza, que ela, a história, se repete.Os mesmos fatores que levaram à morte de Getúlio Vargas se repetiram com João Goulart e novamente com Dilma Roussef e Luiz Inácio da Silva.  As razões, as elites e a imprensa são as mesmas e provavelmente se repetirão no futuro.  Repete-se também a desesperança de quem luta por justiça social e contra a ignorância.  Mas sempre existirão outros na luta e, talvez, um dia, um deles vença”, afirma Sonsin.

Vale acrescentar que o O bragantino Olympio Guilherme ficou conhecido no início do século passado quando foi contratado pela FOX para atuar em Hollywood, ainda no cinema mudo.

Os jornais da época e seus colunistas, entre eles Guilherme de Almeida, o consideravam o substituto de Rodolfo Valentino, recém falecido.

O livro é rico em personagens, entre eles:  Pagu, Greta Garbo, Cásper Líbero, Assis Chateaubriand, Carlos Lacerda, Graciliano Ramos, Getúlio Vargas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *