HUSF aumenta 600 sessões por mês com terceiro turno da Radioterapia

HUSF aumenta 600 sessões por mês com terceiro turno da Radioterapia

Neste mês, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus de Bragança Paulista, hospital referência em saúde de alta complexidade da Região Bragantina anunciou a abertura do terceiro turno da Radioterapia, possibilitando mais 600 atendimentos ao mês.

Em 2022, o HUSF recebeu 609 pacientes para o tratamento de radioterapia, contabilizando 6.749 sessões ao todo. O setor foi inaugurado em 2021, com a primeira consulta realizada no dia 3 de maio e a primeira sessão no dia 12 de maio.



“A inauguração deste novo turno, que funcionará das 17h às 22h, será de fundamental importância para o tratamento do câncer nos 11 municípios que atendemos de forma referenciada. Ele será responsável por um aumento médio de 600 sessões por mês, algo muito significativo e que fará a diferença no cenário de saúde regional”, afirma o diretor administrativo do HUSF, Leandro José Uliam.

“A radioterapia é uma técnica que usa radiação de alta energia para o tratamento do câncer. Trata-se de uma terapia de alta precisão em segurança, que utiliza dados de tomografia computadorizada para guiar o aparelho ao local exato do tumor, sendo empregada em, aproximadamente, 70% dos casos de câncer desde praticamente a sua descoberta, no final do Século XIX”, explica o Dr. Fábio Ribeiro Fulanetto, médico radioterapeuta do HUSF.

O HUSF não é um hospital “porta aberta” ao SUS. Ele realiza o atendimento de alta complexidade, portanto, os atendimentos são levados pelos serviços de emergência como o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e via regulação CROSS – Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo ou encaminhamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *