HUSF e SAMU completam 3 anos de projeto de transfusão de sangue

HUSF e SAMU completam 3 anos de projeto de transfusão de sangue

Nesta quinta-feira (14), o Hospital Universitário São Francisco (HUSF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Bragança completam 3 anos no início de um projeto pioneiro na América Latina: a disponibilização de bolsas de sangue nas ambulâncias e transfusão de sangue em ambiente pré-hospitalar.

Em 2020 ocorreu a liberação do alvará sanitário que autorizou a prática da hemotransfusão. O Hospital Universitário fornece as bolsas de sangue do tipo O- (O negativo) para a transfusão em ambulâncias avançadas do SAMU, que recebem o nome de UTI Avançada.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“Fomos o primeiro projeto desse tipo concretizado na América Latina. Até então, essa prática avançada de socorro era aplicada apenas em alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá”, destaca Dr. Lucas Certain, coordenador médico do SAMU e responsável por trazer essa técnica a Bragança Paulista, após um período de estudos na Austrália.

As bolsas de sangue podem ficar até 100 fora da geladeira. O processo conta com uma caixa capaz de manter o sangue em temperatura ideal. Durante a operacionalização, as bolsas são devolvidas pelo SAMU ao Hemonúcleo Regional em alguns dias específicos e não são descartadas, pois os hemocomponentes seguem dentro do prazo de validade. Desta forma, é realizada a reposição, mantendo os protocolos de refrigeração adequados.

“Hoje a Região Bragantina colhe os frutos dessa parceria histórica. Até o momento, somamos mais de 30 pacientes com choque hemorrágico, oriundo das mais diversas causas (politraumas, hemorragias digestivas e sangramento obstétrico), atendidos com a transfusão de sangue pelo SAMU. E nossa jornada de protagonismo, orgulhosamente, serviu de modelo para a aplicação dessa prática em outras cidades de relevância, como Florianópolis-SC e Maringá-PR”, complementa Certain.

DOAÇÃO DE SANGUE

Para que este projeto tenha êxito, o Hemonúcleo Regional do HUSF precisa da colaboração da população, para doação de sangue. O Hemonúcleo funciona de segunda a sábado, exceto feriados, das 7h30 às 13 horas, e opera mediante agendamento.

Para agendar a sua doação ou esclarecer dúvidas sobre o processo de doação, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2490-1240. O Hemonúcleo fica na Avenida São Francisco de Assis, n° 260, dentro do complexo do HUSF.

“É essencial ressaltar que esse projeto não seria possível sem o empenho dos doadores de sangue. Por isso, pedimos que os moradores da nossa região continuem a olhar com o carinho para as campanhas que realizamos ao longo do ano”, finaliza Dr. Lucas Certain.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *