HUSF e Santa Casa se pronunciam sobre aumento expressivo de atendimentos

HUSF e Santa Casa se pronunciam sobre aumento expressivo de atendimentos

Os dois maiores hospitais de Bragança Paulista emitiram comunicados à imprensa nesta quarta-feira (5), para se posicionar sobre o aumento de atendimentos em suas unidades nos últimos dias.

HUSF EM ESTADO CRÍTICO

“Na data de ontem (4), registramos 115 casos de Influenza, um aumento de 53,33% em relação ao dia anterior (3) e de 1.542,86% em relação ao dia 6/12/2021”, informou o HUSF.

O hospital define como crítica a situação. “Reiteramos que o contexto em nossa instituição é crítico. Todavia, trata-se de um cenário comum a todos os hospitais brasileiros neste momento”, informa o Frei Roberto Santos.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O HUSF não é referência regional do SUS para este tipo de atendimento, portanto, não possui porta aberta ao público do SUS.

Com relação aos atendimentos particulares e de convênio, o HUSF esclarece ainda que para “melhor assistência aos pacientes da saúde suplementar com suspeita ou confirmação de Influenza, aumentamos nosso contingente médico e trabalhamos a área de isolamento de forma fragmentada (separando os suspeitos dos confirmados)”.

SANTA CASA TEM AUMENTO DE 50% DE PACIENTES

A Santa Casa de Bragança Paulista, que tem atendimento tanto no SUS, quanto no convênio, também relata um “grande volume de atendimento”, após as festas natalinas.

Conforme informado, foram cerca de 30% a mais após o Natal. Já nesta primeira semana de 2022, após os festejos da Virada do Ano, houve um aumento médio de 50% no número de pacientes, sendo que os picos foram de 812 e 728 atendimentos no dia, recorde no período “pós-pandemia”. Antes, a média era de 440 pacientes.

Ainda de acordo com o Complexo Hospitalar Santa Casa, foram tomadas todas as “medidas para amenizar esse quadro, devido ao surto de síndrome gripal, reforçando as equipes desses setores, mantendo controles diários do volume de atendimento realizado, até a normalização do quadro atípico”.

Todavia, “apesar desses esforços e medidas implantadas, é inevitável o volume de pessoas e fila de atendimento”.

PREFEITURA NÃO ANUNCIA NOVAS MEDIDAS

Na tarde desta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista emitiu uma Nota, sobre a reportagem do Em Pauta “Quero relaxar”, afirma secretário de Saúde sobre colapso no sistema de saúde”.

Além de tentar justificar o infeliz termo utilizado pelo secretário interino, a pasta não informou nenhuma nova estratégia para resolver o problema do atendimento do público no Pronto Atendimento Bom Jesus e UPA Vila Davi. Marcus Leme responde pela secretaria já que a titular Marina de Fátima Oliveira tirou férias.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta

 

Um comentário em “HUSF e Santa Casa se pronunciam sobre aumento expressivo de atendimentos

  1. A melhor estratégia e a própria população que deve tomar. Tudo isso é consequência dos encontros de final de ano. A população foi avisada… eu acho que a hora e de todos se unir e cooperar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *