Igrejas católicas de Bragança permanecerão fechadas até dia 11

Igrejas católicas de Bragança permanecerão fechadas até dia 11

As Igrejas católicas de Bragança Paulista permanecerão fechadas ao público durante as celebrações, pelo menos até o dia 11 de abril, mesmo após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques, permitir a reabertura de templos em todo o país.

Atendimentos individuais, no entanto, continuam sendo realizados como antes.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

A recomendação de manter as celebrações de forma on-line até o dia 11, foi dada pelo Bispo Diocesano, Dom Sérgio Aparecido Colombo nesta segunda-feira, 5. Ontem, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Catedral) chegou a abrir as portas para a celebração de Páscoa, conforme o publicado com exclusividade pelo Em Pauta.

Na nota divulgada nas redes sociais da Diocese o bispo ressalta que a igreja tem a missão de cuidar e defender a vida, em sua integralidade e que por isto, ficará de portar fechadas até as novas reclassificações e orientações do Plano São Paulo de retomada.

Igrejas católicas de Bragança permanecerão fechadas até dia 11
Foto: Filipe Granado

A medida é válida para todas as igrejas católicas de Bragança Paulista, bem como cidades da região que compõe a Diocese.

Em Bragança, templos religiosos foram fechados desde o início de março, quando o sistema de saúde entrou em colapso. Na época, o que motivou a Prefeitura se adiantar ao Estado nas medidas restritivas foi que havia 53 moradores internados com sintomas da COVID-19 e outros 11 aguardando em fila de espera, no balanço mais recente da Secretaria de Saúde são 106 moradores internados em leitos de enfermaria e UTI e outros 22 aguardando uma vaga.

Na decisão monocrática do ministro Kassio Nunes Marques há as recomendações sanitárias de praxe, como distanciamento social, espaço entre os assentos das igrejas, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel, aferição da temperatura e ocupação de 25% do templo.

A liminar tem valor até que a questão seja julgada pelo pleno no STF e nela consta que Estados e Municípios devem se abster de editar ou exigir o cumprimento de Decretos ou Atos Administrativos que proíbam completamente a realização de celebrações religiosas.

Ontem, 4, o Em Pauta apurou que pequenas igrejas evangélicas nos bairros já estavam se valendo da liminar e realizando seus cultos.

 

Informe-se

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta 

 

Um comentário em “Igrejas católicas de Bragança permanecerão fechadas até dia 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *