Incêndio atinge mata próximo da Prefeitura de Bragança
Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde desta quarta-feira (24), uma mata existente entre a Avenida Antônio Pires Pimentel e a Rua 7 de Setembro, nas proximidades do antigo preventório e da Prefeitura de Bragança Paulista.
Moradores das imediações enviaram imagens do incêndio ao Em Pauta e afirmaram que pessoas foram vistas no local, antes de começar o fogo.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
A Defesa Civil de Bragança esteve no local. A reportagem entrou em contato com o órgão, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Já o Corpo de Bombeiros informou que duas viaturas foram enviadas ao local e o incêndio foi controlado.
FISCALIZAÇÃO EM BRAGANÇA
Desde 2011, Bragança Paulista tem legislação própria para coibir queimadas. De acordo com a Lei nº 4236, de 22 de junho de 2011 é proibido utilizar fogo como método facilitador de capinação e/ou limpeza de terrenos; queima de resíduos não perigosos e resíduos perigosos sem as devidas autorizações dos órgãos ambientais competentes; provocar incêndio em matas, florestas e/ou demais formas de vegetação nativa em qualquer estágio de desenvolvimento, localizadas ou não em áreas de preservação permanente e/ou áreas ambientalmente protegidas.
A multa mínima é de 250 Unidades de Valor Municipal (UVAMs), dependendo da gravidade (são classificadas como leves, graves ou gravíssimas). A multa é dobrada na reincidência. O valor das multas é depositado no Fundo Municipal do Meio Ambiente.
De acordo com a Prefeitura de Bragança, caso um cidadão se depare com um incêndio, este deve ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Quando houver riscos a residências, acionar a Defesa Civil pelo (11) 4035-6037. Em caso de flagrante, chamar a Guarda Civil Municipal pelo 153. Também é possível denunciar o crime para Secretaria do Meio Ambiente por meio do Canal e-Ouve.
📲Entre no grupo de WhatsApp do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias