Influenza: Bragança vacina só 43% dos grupos prioritários

Com a chegada do inverno e o aumento dos casos de sintomas gripais nos hospitais e pronto-atendimentos de Bragança Paulista, o Em Pauta solicitou à Secretaria de Saúde uma atualização sobre a Influenza no município.
E os dados apresentados são preocupantes. Apenas 43,25% dos principais grupos prioritários se imunizaram. Ou seja: 56,97% dos idosos, 37,16% das crianças e 35,64% das gestantes.
Vale lembrar que, desde maio, Bragança Paulista vacina nas unidades de saúde pessoas que não fazem parte do grupo prioritário da vacina contra a Influenza, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Ou seja, têm acesso à vacina aqueles com mais de 6 meses de idade.
De acordo com a Prefeitura, até esta semana havia 5.170 doses disponíveis para a população.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, em 2025 ocorreram, em Bragança Paulista, sete óbitos ocasionados pela Influenza. As vítimas possuíam entre 46 e 79 anos. Já as internações foram cerca de 70 no período, mas os números ainda devem ser atualizados.
VACINAÇÃO
A vacinação ocorre nas 29 unidades de saúde do município, em dias de semana, das 7h30 às 17h. A relação das unidades está disponível no site da Prefeitura de Bragança.
Vale lembrar que seis unidades possuem horário estendido, das 7h30 às 21h:
- ESF Águas Claras I e II: Avenida Antônio Pierotti, s/nº
- ESF Planejada 1: Rua Pedro Cioban, nº 23
- ESF Planejada 2: Rua Agostinho Rosa, nº 240
- ESF Vila Davi: Rua Sebastião Cícero Franco, s/nº
- UBS Santa Luzia: Rua Mary Siqueira, nº 171
- UBS Vila Aparecida: Avenida São Cristóvão, nº 365