Inquérito Soroepidemiológico indica avanço da COVID-19 em Atibaia

Inquérito Soroepidemiológico indica avanço da COVID-19 em Atibaia

Entre os dias 21 e 29 de novembro profissionais da área de saúde da Prefeitura da Estância de Atibaia realizaram a segunda etapa de um inquérito soroempidemiológico que está em andamento no município.

Durante o período, eles realizaram visitas a domicílios e, sortearam um morador com 18 anos ou mais, de cada casa visitada, para participar de uma entrevista e coletar amostra sanguínea para exame sorológico (detecção de anticorpos) contra o vírus causador da COVID-19.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Ao todo, nesta etapa, de acordo com dados da Prefeitura de Atibaia, foram entrevistados 587 moradores, sendo 31 exames com resultados positivos, uma prevalência de 5,4%, o dobro da encontrada na primeira etapa do estudo o que, de acordo com a Prefeitura de Atibaia, pode indicar um avanço da pandemia.

Primeira etapa

Na primeira etapa, realizada de 21 de setembro a 4 de outubro, foram entrevistados 641 moradores, dos quais: 15 (2,3% de prevalência) apresentaram resultado positivo; dois foram inconclusivos (0,3%); e os demais (624) foram negativos (97,3%).

Na primeira etapa do estudo, realizada em setembro, no período diurno, muitos domicílios estavam fechados e houve significativo número de recusas e de endereços não localizados. Dessa forma, na segunda etapa do inquérito foram priorizados o período noturno durante a semana e diurno aos finais de semana com 10 equipes, e durante a semana com três equipes.

Em ambas as etapas o questionário utilizado continha perguntas sobre o estado de saúde do entrevistado e de seus familiares nos meses anteriores, além de informações sobre a quarentena e perdas econômicas em virtude da pandemia.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia e as equipes de campo foram compostas por enfermeiro/as, técnicas de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos, técnicos de laboratório e motoristas. Além disso, profissionais do Laboratório Municipal, das Divisões de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, dos Departamentos Técnico e de Gestão e Controle da Pasta participaram da organização, suprimentos e mapeamento, além das próprias ações em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *