Iracema Camargo falece aos 110 anos em Bragança Paulista

Uma centenária moradora de Bragança Paulista, Iracema Camargo de Araújo, faleceu na madrugada desta terça-feira (24), em sua residência, no Centro, aos 110 anos.
Dona Iracema nasceu no bairro Mãe dos Homens em 26 de setembro de 1914 e, em 2023, foi homenageada na Câmara Municipal. Ela era uma das moradoras mais idosas de Bragança Paulista.
Dona Iracema foi casada com Tércio Pereira de Araújo, que faleceu em 1966. Morou na Praça Raul Leme, onde hoje é o Banco Mercantil, ao lado do Clube Literário e Recreativo. Além da residência da família, no local seu pai mantinha um armazém que vendia produtos e pequenos lanches. Na época dos grandes bailes do Clube Literário, os conjuntos de baile que se apresentavam faziam ali suas refeições e tomavam seus drinques. Dona Iracema e suas irmãs sempre escolhiam as primeiras músicas que iriam tocar no baile. Foi vizinha de Raul Leme e trabalhou por muitos anos com costura.
Ela deixa três filhos: Maria Lúcia de Araújo Ramos, José Geraldo de Araújo e Jair Pereira de Araújo, 10 netos e 11 bisnetos. O velório está marcado para acontecer a partir das 10h, no Velório Municipal, e o sepultamento acontecerá às 17h, no Cemitério da Saudade.
Dona Iracema passou pela história, enfrentando a gripe espanhola, em 1918, aos 4 anos de idade; a Revolução Constitucionalista de 1932, quando se recorda que ocuparam sua casa, no bairro Mãe dos Homens, com trincheiras à sua porta. Por fim, enfrentou a pandemia de COVID-19 e foi uma das primeiras vacinadas em Bragança Paulista, no ano de 2021.
A equipe do Jornal Bragança Em Pauta, que teve a honra de entrevistá-la em diversas ocasiões, manifesta seus mais sinceros votos de pesar aos familiares e amigos.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky