Janeiro Branco: Itatiba promove evento com o tema quem cuida da mete cuida da vida!
Depois do sucesso do Outubro Rosa, que vem chamando atenção em todo o mundo para a importância da prevenção do câncer de mama, outros meses também ganharam cor e causas, como o novembro azul, que alerta para a prevenção do câncer de próstata e o janeiro branco, que alerta sobre a saúde mental.
Com o lema: “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, o município de Itatiba, realizará no dia 21 de janeiro, ação dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
Você já parou para pensar sobre sua vida?
O evento acontecerá no Parque da Juventude e contará com psicólogos conversando sobre as áreas da vida de forma prática, também haverá meditação, alongamento, caminhada, zumba, música, orientação psicológica e oficina infantil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A abertura do evento acontece a partir das 8h e contará com a presença do psicólogo, professor de sociologia, palestrante e idealizador da campanha, Leonardo Abrahão, e da psicóloga Sabrina M. Silva, que coordena as ações em Itatiba.
Juntos, eles falarão sobre o trabalho firmado em muitas cidades, e que tomou dimensão internacional.
“Quando falamos em saúde emocional, estamos nos referindo a todo ser humano, sem distinção. As alegrias e tristezas inerentes a vida são produtos subjetivos do ser humano. Não podemos mais dissociar mente e corpo, pois toda interação é resultado de todo organismo”, explicou Sabrina.
No Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população), enquanto distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população), sendo o mais ansioso da América Latina, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A população na sua maioria desconsidera esse fator, existe muito preconceito com as questões emocionais. Quem já não ouviu a frase ‘é frescura’ ou ‘falta do que fazer’, dentre tantas outras?”, comentou Sabrina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
” Nesse quesito, temos duas vertentes, a primeira que são as pessoas que sofrem de questões emocionais e não buscam ajuda pelo preconceito e desconhecimento, que muitas vezes leva a atitudes mais extremas, como suicídio, que vem crescendo assustadoramente, inclusive entre crianças e jovens. Em 2020, a depressão será a maior causa de afastamento no mundo, ganhando de todos as outras doenças. Outra vertente da campanha é a psicoeducação, que ensina a população a falar sobre suas emoções e instrumentalizá-las com estratégias mais adequadas para a resolução de problemas”, completou.
Além deste evento no mês de janeiro, Itatiba, pretende estender ações para outros meses de 2018, com diversas palestras, estando programado inclusive para o meses de agosto e setembro, de um festival cultural sobre saúde emocional, com enfoque na prevenção ao suicídio, caracterizada no “Setembro Amarelo”.
Porque Janeiro Branco?
O “Janeiro Branco” surgiu em 2014 na cidade de Uberlândia (MG) e se difundiu para outras cidades, nações e continentes, se dedicando a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.
A campanha tem como objetivo colocar os temas referentes à Saúde Mental em máxima evidência, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade, sensibilizando as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais, todos empenhados em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.
Programação em Itatiba:
– 8h: Abertura do evento com bate papo sobre a Campanha Janeiro Branco, com Leonardo Abrahão e Sabrina M. Silva psicólogos
– 8h30: Prática de meditação
– 8h40: Aquecimento com alongamento e muita animação
– 9h: Caminhada de conscientização
– 9h30: Abraço coletivo e vivência
– A partir das 10h, várias atividades: zumba, música, meditação, orientação psicológica voltada as quatro fases da vida (infância, adolescência, vida adulta e terceira idade). Oficina infantil “brincando com as emoções”.