Jesus Chedid acumulou seis mandatos de prefeito

Jesus Chedid acumulou seis mandatos de prefeito

O prefeito Jesus Chedid, falecido hoje (2) no Hospital Sírio Libânes, em São Paulo, vítima de complicações respiratórias, estava no cargo de prefeito de Bragança Paulista desde 2017.

Todavia, o tempo em vida que passou como prefeito foi muito maior: mais de duas décadas. Além de prefeito também foi vereador.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




Em 1972 foi nomeado prefeito de Serra Negra, assumindo a Prefeitura no período de 1973 a 1979.

No dia 1º de janeiro de 1993, Jesus Chedid tomou posse como prefeito de Bragança Paulista pela primeira vez. Ele foi eleito no ano anterior, 1992, com 22.295 votos e venceu José de Lima, que teve 15.819 votos, além de Luiz Gonzaga Pires Mathias e Marcel Barros. Exerceu o mandato até 1996.

Na época, não havia reeleição e como sucessor Jesus Chedid apoiou na Eleição de 1996, Luiz Roberto Liza Sanches, que acabou derrotado por José de Lima.

Quatro anos depois, em 2000, Chedid se tornaria vencedor de sua segunda eleição para prefeito de Bragança. Com 24.617 votos, venceu José de Lima, que teve 20.454 votos. Também disputaram este pleito Paulo Miguel Zenorini, Elizabeth Aparecida Carneiro de Campos Silva e Paulo Mário de Arruda Vasconcellos.

Disputando sua primeira reeleição, após a mudança da regra eleitoral no Congresso Nacional, Jesus Chedid disputou e venceu a Eleição de 2004. Com 30.596 votos acabou vencendo João Afonso Sólis (Jango), que ficou em segundo lugar com 23.552 votos e José de Lima, com 15.109 votos. Também disputaram a Eleição, Nicola Cortez, Paulo Mário de Arruda Vasconcellos e Marco Rodrigo Petrucelli Moralez.

Este terceiro mandato não foi inteiro. Ele chegou a governar a cidade entre janeiro e outubro de 2005, mas foi cassado pela Justiça Eleitoral, tendo que deixar o cargo.

Em 2008, Chedid se retirou da disputa eleitoral dias antes da data da votação e colocou em seu lugar o eterno vice, Amauri Sodré da Silva, que acabou perdendo para Jango Sólis, que concorrida à reeleição.

Em 2012, novamente foi registrada uma derrota de seu grupo político, mostrando historicamente que quando Jesus Chedid estava na disputa a eleição era certa. Mas quando indicava alguém, o sucesso não vinha. Renato Reginaldo Frangini acabou derrotado para Fernão Dias da Silva Leme, por apenas 21 votos.

O RETORNO PARA A PREFEITURA

E foi em 2016, após 12 anos afastado da Prefeitura, que de cassado e com duas derrotas seguidas do seu grupo, Jesus Chedid volta ao Palácio Santo Agostinho nos braços do povo para o seu quarto mandato de prefeito de Bragança. Em uma vitória acachapante com 60.822 votos, Chedid tem sua maior votação para prefeito e uma histórica votação. Com isto, derrota Gustavo Sarzi Sartori, que teve apenas 22.155 votos. Também participaram desta Eleição Renan Dias Oliveira e Bruno Leonardo Leme.

Neste mandato, Jesus Chedid se afastou da Prefeitura de Bragança Paulista diversas vezes, por problemas de saúde e quando muitos pensavam que ele abriria mão da reeleição foi novamente candidato em 2020, ocasião em que foi reeleito com outra excelente votação: 53.730 votos e assumiu o seu quinto mandato em janeiro de 2021.

Nesta nova reeleição, seus oponentes não tiveram nem um terço de sua votação total. Basílio Zecchini Filho teve 13.179 votos e João Afonso Sólis 12.526. Também participou Adalberto Alessandri.

Além dos cinco mandatos de prefeito de Bragança e um mandato em Serra Negra, Jesus Chedid foi vereador em Itatiba.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias




 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *