JTP assume transporte público de Bragança Paulista à meia noite
A partir das 0h deste domingo, 4, a empresa JTP Transportes assume as linhas municipais de Bragança Paulista. A empresa assume no lugar da Nossa Senhora de Fátima, que foi responsável pelo transporte público no município por mais de 57 anos.
A NSF foi derrotada pela JTP durante a Concorrência Pública 005/2019. A licitação, aliás, culminou com recursos inclusive na Justiça.
O contrato com a Prefeitura é de 20 anos. A empresa já presta serviços em Embu das Artes e Porto Velho (RO)
O transporte contará com 42 linhas classificadas como urbanas, rurais e duas linhas circulares centrais gratuitas, que serão operadas através de micro-ônibus. A primeira linha parte da antiga rodoviária e a segunda do Jardim Público. Ambas circularão pelo centro.
A princípio, a frota contará com 87 ônibus, sendo 79 operacionais e 8 destinados à reserva técnica.
AÇÃO JUDICIAL
A Prefeitura de Bragança Paulista entrou na justiça contra a empresa Nossa Senhora de Fátima alegando que a empresa “se negou a enviar” todos os dados de cadastro dos passageiros no sistema de bilhetagem eletrônica para que a nova companhia fizesse a leitura pelos validadores dos saldos ainda existente nos cartões de transporte.
Mas o passageiro não ficará sem transporte. O usuário deve entregar o cartão atual nas mãos do motorista, que vai exibi-lo para a câmera de monitoramento do ônibus e liberar a catraca em seguida.
A Nossa Senhora de Fátima, por sua vez, alegou que os passageiros continuam usando os cartões da concessionária e não tem condições de fornecer os dados que não estão fechados.
Entre as novidades, os ônibus devem oferecer acesso gratuito à internet via Wi-Fi e, pelo menos 4 tomadas do tipo USB para carregamento de aparelhos eletrônicos. Além disso, os ônibus também devem ter ar condicionado.
Tarifa e subsídio
A tarifa de ônibus foi reduzida em 1 centavo, o que não fará diferença no bolso do trabalhador, já que não há troco. De R$ 4,70 a passagem caiu para R$ 4,69. O próximo reajuste do valor da tarifa somente deverá ocorrer um ano após o início da operação da Concessionária JTP, observando-se a anualidade.
Vale lembrar, no entanto, que conforme estudo de viabilidade técnica e econômica, a Prefeitura acredita que a empresa, tenha em média 543.557 usuários por mês. Caso haja menos passageiros do que isto, cabe a Prefeitura pagar um subsídio tarifário para a empresa.
Caso o número de passageiros seja maior é a empresa quem tem que pagar um superávit tarifário para a Prefeitura.
Com a pandemia da COVID-19 vale ressaltar que houve diminuição do uso de ônibus até porque as aulas estão suspensas e muitos alunos usam o transporte escolar.
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