Justiça cassa liminar e obras do Orfeu se tornam incógnita

Justiça cassa liminar e obras do Orfeu se tornam incógnita

A 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), revogou a liminar concedida no início do mês de agosto, que liberava a obra iniciada no Parque do Orfeu, realizada pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Bragança Paulista. O recurso foi impetrado pelo Ministério Público local.

Na nova decisão, do último dia 20, o relator, desembargador José Helton Nogueira Diefenthaler afirma que novos documentos apresentados suscitam dúvidas ou discrepâncias com relação a urgência do início das obras e há necessidade de melhor discernimento das questões técnicas que envolvem a obra.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Na decisão de primeira instância, o juiz Rodrigo Sette Carvalho, da 4ª Vara Civil proíbiu duas alternativas de obras no local, que trariam maiores impactos ambientais. E liberou a intervenção apontada como “1”, que foi a recomendada pelo CAEX (Centro de Apoio Operacional à Execução), que a pedido da promotora Kelly Cristina Alvares Fedel, emitiu um parecer técnico de 35 páginas, sobre a barragem do Lago do Orfeu.

Nesta nova liminar, não se proíbe a execução das alterativas “2” e “3”, desde que haja razões de urgência e faça a Prefeitura realizar a obra com dispensa de licitação. Desta forma, no rito normal, restaria a alternativa “1”, de menor impacto ambiental.

OBRA JÁ ESTÁ LICITADA

Como a obra já licitada e vencida pela empreiteira Rual Construções e Comércio Ltda, vencedora da Concorrência Pública n° 005/2020, não seria esta de menor impacto, fica a incógnita do que ocorrerá no Lago do Orfeu. Se a Prefeitura abandonará sua empreitada, nos moldes pretendidos, se adaptará o projeto licitado ao novo recomendado ou realizará nova licitação, para que uma outra empresa seja contratada, nos moldes do projeto “1” do CAEX.

Após a liminar ser concedida no último dia 20, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura não se manifestou oficialmente sobre o tema. Caso o queira fazer, o espaço do Em Pauta estará aberto.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta

Um comentário em “Justiça cassa liminar e obras do Orfeu se tornam incógnita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *