Justiça mantém “passaporte da vacina” em Bragança Paulista
A Justiça de Bragança Paulista, por meio da 4ª Vara Cível, indeferiu ontem (21) um pedido de liminar impetrado por dois moradores da cidade, que questionavam o “passaporte da vacina” implementado pela Prefeitura de Bragança no início do mês.
Com isto, mantém-se a obrigação de apresentação de comprovante de 1ª e 2ª dose da vacina contra COVID-19 em restaurantes, lanchonetes, bares, buffets e similares, conforme estabelece o Decreto Municipal n° 3.841, datado de 08 de fevereiro de 2022.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
De acordo com munícipes que buscavam a liminar, o Decreto Municipal “ofende a liberdade de locomoção (direito de ir e vir), assegurado pela Constituição Federal” e por isso pretendiam “livre acesso a restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares, buffets e similares dentro do município de Bragança Paulista, sem a necessidade de apresentação da carteira de vacinação contra a COVID-19”. Eles buscavam ainda a suspensão dos efeitos do Decreto.
O Ministério Público manifestou-se contrariamente ao deferimento da liminar e o juiz Rodrigo Sette Carvalho, acompanhou o indeferimento.
“Não se vislumbra ilegalidade evidente no ato administrativo que exige a comprovação do esquema de vacinação para ingresso nos estabelecimentos comerciais, por ser providência que visa conter o avanço da pandemia e disseminação das novas cepas do coronavírus, medida de interesse público que se sobrepõe à liberdade de locomoção”, afirmou na decisão.
“Na colisão entre direitos fundamentais, o direito coletivo à saúde se sobrepõe ao direito individual de livre locomoção”, concluiu.
Desta forma, permanece em Bragança Paulista, inclusive para os cidadãos reclamantes, a obrigatoriedade de apresentar o documento tanto na forma física como digital, através das plataformas e aplicativos disponíveis como do Poupatempo ou Conecte SUS.
NOTICIAS NO SEU CELULAR
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.
Ontem fui até o shopping levar meu sobrinho para comer no McDonald’s.
Na praça de alimentação que seria o maior local de contágio, não solicitou, porém, quando fui tomar um sorvete fora da praça em um quiosque do McDonald’s foi me exigido o passaporte.
Quando chegamos na praça chegou uma delegação inteira de atletismo, imagina o risco?!
É preciso fazer esse pedido para todos, sou a favor sim, o risco com certeza será menor.