Lideranças de 14 partidos se reúnem e devem formar aliança

Na manhã deste sábado, dia 19, foi realizada uma reunião política no escritório do advogado Rodrigo Pires Pimentel, do PRB do Celso Russomano, com lideranças de diversos partidos visando as eleições de 2016.

Conforme o publicado na página do facebook de Joca Vasconcellos, que exerceu o cargo de vice-prefeito na primeira administração de João Afonso Sólis (Jango)  entre 2005 e 2008 e, atualmente, está sem partido, participaram do encontro representantes dos seguintes partidos: PTB, PSDB, PSB, PV, PSD, PRB, PDT,PROS, PSDC, PTN, PRP, PHS, PSL, PCdoB.

Além de Rodrigo Pires Pimentel, que já anunciou que é pré-candidato a prefeito, e inclusive concedeu entrevista recentemente ao Bragança em Pauta (Leia matéria completa em: http://bragancaempauta.com.br/descendente-dos-fundadores-da-cidade-rodrigo-pires-pimentel-e-pre-candidato-a-prefeito/) , e de Joca Vasconcellos que postou as fotos do encontro, participaram da reunião também os ex-prefeitos José de Lima (PTB) e João Afonso Sólis (PSDB). Jango também já havia anunciado sua pré-candidatura e concedido entrevista ao Bragança Em Pauta. (Leia entrevista em: http://bragancaempauta.com.br/jango-afirma-que-e-pre-candidato-e-faz-desabafos/)

Vale lembrar que além de José de Lima, participaram do encontro representando o PTB: Régis Lemos e Arnaldo de Carvalho Pinto. Régis Lemos deixou o cargo de assessor de gabinete no início do ano e Arnaldo Carvalho Pinto acumula a secretaria Municipal de Trânsito e Segurança e Desenvolvimento Econômico.

Em 2012, o PTB foi decisivo nas eleições com a indicação, no último segundo de Huguete Theodoro, para o cargo de vice-prefeita. Como não houve participação de representantes do PT na reunião a pergunta que fica no ar é se o PTB romperá com a administração de Fernão Dias da Silva Leme e se romper, como fica a situação da vice-prefeita.

11701026_985204604892948_4855065020708418712_nOutros dois partidos presentes no encontro, que atualmente ainda apoiam a administração de Fernão Dias, foram o PDT e o PV. Ambos, até o momento não se manifestaram sobre um rompimento com o PT, mas isto deve acontecer nos próximos dias já que o prazo para desincompatibilização de secretários que desejam se candidatar está terminando assim como o prazo para mudança de partido.

O PDT, até semana passada, era presidido pelo delegado Djahy Tucci Jr, extremamente ligado ao prefeito, mas agora está sob comando do ex-petista Leandro Caetano,  que ainda ocupa cargo na administração municipal e esteve na reunião, assim como a vereadora Rita Valle e o secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios, Marcelo Perrone, ambos do PV.

Além de Perrone, o PV ainda tem na administração outros cargos, como por exemplo, do secretário de Meio Ambiente, Franciso Chen.
587b602b-d0c1-4d2f-811d-4a7bc2cccda4 (1) Participaram ainda do encontro o empresário Rolf Sitta, o vereador Miguel Lopes  do PSD, os ex-vereadores Gustavo Sartori (PSB) e João Carlos Carvalho (PSDB), o arquiteto Adilson Godoi do PSDC, João Batista de Lima Cézar (PRP), Anderson Bareta (PROS), David Floriano (PRB), Álvaro Ribeiro (PC do B). O PC do B, também fazia parte da administração até o início do ano.

A reunião aconteceu dias depois do  Grupo Chedid reunir a imprensa para anunciar que conta com apoio de 13 partidos e anunciar filiação do vereador Gabriel ao Democratas e do ex-vereador Noy Camilo ao PMDB, bem como oficializar o apoio ao grupo, do partido Solidariedade do vereador Mário B. Silva.

O grupo Chedid está há 12 anos fora do poder já que, em 2005, Jesus Chedid, foi cassado devido a propaganda irregular. Em 2008, Jesus Chedid, abandonou a candidatura poucos dias antes do pleito e Jango foi reeleito. Em 2012, o grupo ficou fora da Prefeitura, por apenas 21 votos.

Se de um lado o Grupo Chedid, se reúne com o objetivo de mostrar forças e tentar voltar ao poder alegando que tem as melhores propostas para Bragança, do outro o grupo que se reuniu hoje também realiza o encontro, a fim de mostrar forças e divulgar que são eles quem têm as melhores propostas para a cidade.  Em seu facebook Rodrigo Pires Pimentel postou que durante a reunião discutiram “o futuro da cidade, bem como a garantia dos interesses e os direitos dos nossos munícipes”.

Com o cenário político fervendo a nível federal, o clima das eleições na cidade, enfim, começa a esquentar e por enquanto, certa mesmo, só a candidatura de Renan Oliveira, do PSOL, partido que deve se coligar com o PSTU. (Leia matéria completa em: http://bragancaempauta.com.br/braganca-em-pauta-inicia-entrevista-com-pre-candidatos-a-prefeito-com-renan-oliveira/).

Com as mudanças eleitorais, as convenções partidárias acontecem entre os dias 20 de de julho e 5 de agosto. A propaganda eleitoral no rádio e na TV por sua vez acontecem a partir de 16 de agosto.