LiterAto apresenta hoje curta Tabacaria baseado em Fernando Pessoa

LiterAto apresenta hoje curta Tabacaria baseado em Fernando Pessoa

O projeto LiterAto continua a todo vapor e apresenta hoje, o curta-metragem Tabacaria, baseado na obra  poeta português Fernando Pessoa.

O projeto, idealizado pela jornalista Shel Almeida e dirigido pela dançarina Marina Abib, será exibido nas quartas-feiras de abril, sempre às 19h30, no canal do YouTube do Edith Cultura no link: https://www.youtube.com/EdithCultura

A cada semana um curta será exibido com base nas obras de Pessoa.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

“A obra de Pessoa foi escolhida para o projeto por estar em domínio público e ter caráter atemporal e universal. Já a escolha dos textos foi pela possível relação entre cada um deles e as fases deste período de pandemia: pessimismo (Campos), melancolia (Soares) e  aceitação (Caeiro)” explica a idealizadora.

LiterAto conta ainda com Jeison Domingues como ator, personificando os personagens dos heterônimos. Tem Rafael Silva como produtor audiovisual, Ana Carolina  Arantes como assistente de audiovisual e Vera Abib como produtora executiva.

O projeto foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A obra 

A obra de Fernando Pessoa é dividida entre os textos e poemas que “ele mesmo” assinou, a sua obra ortônima e as de seus heterônimos, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, além do semi-heterônimo e menos conhecido autor, Bernardo Soares.

A questão desses heterônimos é resultado das características da própria personalidade de Pessoa. Esse desdobramento do “eu”, a multiplicidade de identidades e a sinceridade do fingimento, são condições que marcaram  sua genial criação literária, considerada uma das maiores obras universais escritas em língua portuguesa.

Os curtas

O filme escolhido para hoje é, é “Tabacaria”, baseado no poema homônimo de Álvaro de Campos.

Em seguida, no dia 14, será exibido o curta baseado no poema “Lisbon Revisited (1923)”, do mesmo autor. Campos tem temperamento rebelde e agressivo, cuja obra reproduz a revolta e o inconformismo, manifestados através de uma verdadeira revolução poética.

No dia 21. será a vez do curta baseado nos trechos 93 e 127 do “Livro do Desassossego”, de Bernardo Soares.

Considerado semi-heterônimo por ser aquele com personalidade mais próxima do próprio Fernando Pessoa, é descrito por ele como “não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade.”

E, para encerrar, a exibição do dia 28 haverá a apresentação do filme baseado no canto V, do poema “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro.

Considerado mestre dos demais heterônimos, sua poesia é aparentemente simples mas, na verdade esconde uma imensa complexidade filosófica, a qual aborda a questão da percepção do mundo e da tendência do homem em transformar aquilo que vê em símbolos, sendo incapaz de compreender o seu verdadeiro significado.

Serviço:

Exibições sempre às quartas de abril, às 19h30, pelo YouTube do Edith Cultura

https://www.youtube.com/EdithCultura

  • 07/04 – Tabacaria
  • 14/04 – Lisbon Revisited
  • 21/04 – Desassossego
  • 28/04 – O Guardador de Rebanhos

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação  é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro de eventos que acontecem on-line, ou então em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse:

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *