LiterAto desta quarta é baseado em trechos do “Livro do Desassossego”

LiterAto desta quarta é baseado em trechos do “Livro do Desassossego”

A série de curta-metragens LiterAto, projeto que tem como base a obra dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa, apresenta, hoje,  21, o filme baseado nos trechos 93 e 127 do Livro do Desassossego, de Bernardo Soares.

A exibição acontece às 19h30 pelo YouTube do Edith Cultura: https://www.youtube.com/EdithCultura. No mesmo canal, é possível assistir os filmes anteriores, Tabacaria e Lisbon Revisited (1923).

Diferente dos demais filmes da série, que são baseados em poemas, o próximo curta une dois textos em um filme só. Se difere também, por Bernardo Soares não ser considerado heterônimo como Álvaro de Campos, autor dos poemas dos filmes anteriores ou Alberto Caeiro, que encerra a série.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Bernardo Soares é considerado semi-heterônimo de Fernando Pessoa, por ser aquele com personalidade mais próxima a do autor, que o descreve como “não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade.”

De acordo com os organizadores, o projeto LiterAto tem a intenção de fazer uma conexão entre os poemas escolhidos e as fases emocionais passadas por todos durante o período de pandemia.

O primeiro filme apresenta angústia, o segundo, revolta. Este terceiro, melancolia. O quarto e último, baseado no canto V do Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, que será exibido no dia 28,  traz a aceitação.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.shelalmeida.com.br

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação  é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro de eventos que acontecem on-line, ou então em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse:

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *