Lixo continua acumulado no Ecoponto do Posto de Monta
No dia 26 de dezembro, o Em Pauta publicou uma reportagem falando da situação precária do Ecoponto, da Prefeitura de Bragança Paulista, localizado nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). O Ecoponto, inaugurado em 2020 com a promessa de ser um local adequado para descarte e contenção para coleta seletiva, está se assemelhando mais a um lixão do que a um local ambientalmente correto.
No dia 29 de dezembro, a Secretaria de Comunicação do Governo Chedid chegou a divulgar uma nota informando que contratou uma empresa e que os serviços de triagem e retirada de resíduos do local teriam começado. Na nota, a Prefeitura informa que cerca de 23 caminhões de podas e 4 caçambas de madeira já passaram pelo processo e foram retirados do Ecoponto. Na época, a Secretaria de Comunicação usou para divulgação da reportagem uma foto que mostrava a rua em frente ao Ecoponto vazia, induzindo os leitores a achar que o problema de acúmulo de lixo tinha sido solucionado.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
O Em Pauta esteve no local no dia 30 de dezembro e ontem, 7, para checar a veracidade dos fatos. E a realidade é outra. A montanha de lixo continua a mesma e com a chuva dos últimos dias, o local serve inclusive para proliferação do mosquito da dengue, já que além de móveis velhos também há pneus jogados a céu aberto.
Mais de dez dias depois da primeira visita, o resto de um sofá que estava jogado fora do Ecoponto quando a reportagem fez a primeira matéria divulgada dia 26, continua jogado no local até hoje. O alambrado que estava destruído, permitindo que as pessoas acessem ao local a qualquer hora, também sequer foi arrumado.
E pior, ontem o Em Pauta constatou que mais material foi depositado no Ecoponto, sem antes os outros serem retirados, entre eles mais um sofá, e sacos plásticos com entulhos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, há projeto para que o número de Ecopontos seja ampliado, chegando a um total de 12 ao longo dos próximos anos. Um prazo para isto nunca foi divulgado.
MUNICÍPIO VERDE E AZUL
O 1° Ecoponto de Bragança Paulista colaborou para que a cidade ficasse entre os três primeiros colocados no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, em 2020.
O município foi certificado e conquistou o 3º lugar no Ranking Ambiental Paulista dentre 616 municípios participantes, superando a pontuação atingida no ano passado que foi de 94,74 pontos.
Cerca de um ano depois, um dos principais destaques ambientais da cidade encontra-se em situação nada premiável.
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU CELULAR
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.
Você acha que alguém tá preocupado com isso? No Gabinete o que importa é a reeleição do …