Lote de vacinas da COVID-19 enviadas para Amparo é interditado

Lote de vacinas da COVID-19 enviadas para Amparo é interditado

No início da noite desta sexta-feira, 30, a Prefeitura de Amparo emitiu uma Nota Oficial, sobre um incidente envolvendo vacinas contra COVID-19 aplicadas no município.

O lote de 740 doses da CoronaVac foi interditado e passará por análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido a suposto problema de oscilação de temperatura durante o transporte entre a Diretoria Regional de Saúde (DRS), em Campinas e o município de Amparo.

Estas doses estavam sendo usadas na imunização de idosos de 64 anos e a campanha foi suspensa para esta faixa etária na última quarta-feira, 28. O alerta para que isto ocorresse veio do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo a Prefeitura de Amparo, “a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a disponibilização da vacina para essa faixa etária assim que teve ciência do ocorrido. Nesse momento, as 740 doses deste lote estão em quarentena, aguardando análise e posicionamento da ANVISA para liberação”.

A Prefeitura “está agora instaurando um processo administrativo, em caráter de urgência, sobrepondo todos os demais procedimentos em curso no âmbito do município, para averiguar a causa da oscilação de temperatura das doses da vacina”, e, após esta investigação será possível saber se “houve contradição entre as temperaturas medidas pelos equipamentos de aferição do estado e do município e assim que for esclarecido o motivo da falha, todas as medidas cabíveis serão adotadas com rigor”.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O governo local informa ainda que todos os amparenses de 64 anos que já foram imunizados devem aguardar a análise da ANVISA para saberem se a vacina recebida terá eficácia ou deverá ser reaplicada.

De acordo com a Nota Oficial, a oscilação de temperatura foi de 0,4 graus. As doses que deveriam estar no mínimo 2°C, chegaram a 1,6°C.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *