Lúpus é tema de debate na Câmara na quarta-feira, dia 10
A Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista realizará na quarta-feira, dia 10 de maio, às 19h, debate sobre o Lúpus, dentro da Semana Municipal de Conscientização sobre a doença. O evento será realizado no Plenário da Câmara (Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América).
Os debatedores serão o médico reumatologista José Augusto Dias Lopes, a nutricionista da Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista) Taciana Panuncio e Emerson da Conceição Côrrea, portador de Lúpus.
Além de trazer informações sobre a doença, a ideia é que saia do encontro uma pauta de reivindicações dos portadores de Lúpus na cidade.
O evento é gratuito e aberto para todos os interessados, não sendo necessário inscrição prévia.
A Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus foi instituída por meio da Lei 4475, de 8 de julho de 2015 e faz parte do Calendário de Eventos do Municípío. Os autores do projeto foram os vereadores Antonio Bugalu e Fabiana Alessandri.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos. São reconhecidos dois tipos principais de lúpus, o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e nos braços), e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.
O Lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Ocorre principalmente entre 20 e 45 anos, sendo um pouco mais frequente em pessoas mestiças e nos afrodescendentes. No Brasil, as estimativas indicam que existam cerca de 65 mil pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres.