Mãe de criança internada na UTI com dengue faz alerta à população

Mãe de criança internada na UTI com dengue faz alerta à população

Bragança Paulista registra 206 casos confirmados de dengue no ano de 2022. Isto significa um aumento de mais de 300%, com relação ao número de casos do ano anterior, 2021.

Em Atibaia, uma jovem de apenas 19 anos morreu em razão da doença e Bragança Paulista tem um óbito em investigação, cuja idade e bairro da vítima ainda não foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




Uma das 206 pessoas picadas pelo mosquito Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, foi a pequena Giovanna, de 9 anos, moradora no bairro Quinta dos Vinhedos, em Bragança Paulista.

Ela ficou internada por quase uma semana no hospital, chegando a ter que ficar em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), até felizmente ter alta médica ontem (22).

A reportagem do Em Pauta conversou por telefone com a Raissa Cipriano, mãe da Giovanna, que fez um alerta à população sobre os sintomas da dengue e a necessidade de um atendimento médico rápido. Ela também fez um apelo sobre cuidados básicos de limpeza, que não aconteceu em seu bairro, onde existem muitos terrenos baldios sujos e com objetos que podem acumular água.

OS SINTOMAS

A pequena Giovanna apresentou os primeiros sintomas no domingo (12). Conforme relatado pela mãe, primeiro foram as dores nos braços e nas pernas (nas articulações); depois, já na segunda (13), muita dor de cabeça, sem conseguir tolerar a claridade e, na terça (14), febre alta, sempre acima de 39º C.

“As dores só iam aumentando. Ela então parou de comer, fiquei bastante assustada e como ela tem uma doença de base, respiratória, ela não conseguia fazer os exercícios diários necessários, evoluindo para pneumonia bacteriana”, contou Raissa.

De terça até sexta, a família tentou tratamento em casa, acompanhado por médicos da família, mas na sexta-feira (17), quando foram ao hospital, Giovanna teve que ir direto para a UTI. “Apesar do quadro respiratório controlado, os sintomas mais evidentes eram o da dengue. Ela teve todos os sintomas da dengue, menos as manchas na pele”, contou Raissa.

“Não podemos deixar passar, eu esperei quase cinco dias para levá-la ao Pronto-Socorro, embora com acompanhamento médico em casa. Mas a gente não pode deixar o tempo passar, devemos procurar ajuda o mais rápido possível no hospital”, disse a mãe, agora finalmente com sua filha já de volta à casa.

OS SINTOMAS

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são:

  •  Febre alta maior que 38°C
  • Dor no corpo e articulações
  •  Dor atrás dos olhos
  •  Mal estar
  • Falta de apetite
  •  Dor de cabeça
  •  Manchas vermelhas no corpo
TERRENO BALDIO SUJO

No bairro do Quinta dos Vinhedos, onde reside a família, existem muitos terrenos baldios sujos, relatam: “Na minha rua são pelo menos seis terrenos vazios”.

E foi em um destes terrenos, localizado exatamente ao lado da casa de Giovanna, que tinha “uma nuvem de mosquitos” do Aedes aegypt.

De acordo com Raissa, uma casinha de cachorro abandonada, acumulava água. “Quando viramos a casinha, estava empesteado de mosquitos da dengue e com larvas. Foi assustador”, disse ao Em Pauta.

“É o mínimo que precisamos ter, essa noção de convivência, a sujeira não afeta só você, mas uma vizinha toda. É preciso ter mais consciência, porque a dengue está aí e pode sim matar”, apelou a mãe da menina, para as famílias de Bragança Paulista.

Até o momento, a Vigilância Epidemiológica não compareceu na residência da família e também no terreno citado, que permanece sujo. Os objetos que poderiam acumular água acabaram sendo removidos pela família da menina.

DADOS ATUALIZADOS

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o último dia 21 de junho, dos 206 casos registrados em Bragança Paulista, 190 eram autóctones, ou seja, contraídos no próprio município; 15 eram importados e um indeterminado.

Em 2018 foram apenas 15 casos confirmados; em 2019, 51 casos; em 2020 houve uma explosão de casos, mas menor do que este ano, com 194 registros e, no ano passado, 2021, 44 casos de dengue em Bragança Paulista.

📲Entre no grupo de WhatsApp do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias




Um comentário em “Mãe de criança internada na UTI com dengue faz alerta à população

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *