Mais de 400 pessoas não compareceram para tomar a segunda dose

Mais de 400 pessoas não compareceram para tomar a segunda dose

Em Bragança Paulista, 45.847 pessoas foram vacinadas com a primeira dose das vacinas contra COVID-19, segundo balanço divulgado ontem, 1°, pela Prefeitura.

Todavia, mais de 400 destas pessoas não compareceram as Unidades de Saúde, para a segunda dose, que já estão aptas a receberem.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O Em Pauta ouviu fontes da Secretaria Municipal de Saúde que indicaram o número exato de 428 pessoas, até ontem. Por isto, a pasta está tendo um trabalho extra de fazer a busca ativa deste público, seja por telefone ou até mesmo pessoalmente em alguns casos, quando a pessoa é assistida por uma Unidade Básica de Saúde.

Para a vacina Coronavac, do Instituto Butantan o intervalo recomendado é de 21 a 28 dias, após a primeira dose. Já para a outra vacina disponível, a AstraZeneca, da FioCruz, o intervalo recomendado pela fabricante é de 8 a 12 semanas.

MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA

O Ministério da Saúde orienta que a segunda dose da vacina contra a COVID-19 deve ser aplicada mesmo que fora do prazo estipulado pelo laboratório. As recomendações estão na nota técnica nº 457 e reforçam a importância de se complementar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença.

As vacinas contra a COVID-19 disponíveis no Brasil, necessitam obrigatoriamente de duas doses para conferir uma taxa de proteção aceitável. Esses esquemas vacinais foram avaliados e definidos nos estudos clínicos dos imunizantes. Portanto, caso a pessoa tome apenas a primeira dose, não estará devidamente protegida.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *