Maritaca leva tiro de chumbinho e é socorrida em Bragança

Maritaca leva tiro de chumbinho e é socorrida em Bragança

A Associação Mata Ciciar socorreu nos últimos dias uma maritaca vítima de um tiro de chumbinho, em Bragança Paulista.

Em nota, a entidade, ressaltou que a biodiversidade brasileira vive uma batalha constante e nessa guerra sem trégua, os animais silvestres acabam sendo as principais vítimas da crueldade do ser humano.




O projétil de chumbo ficou alocado na asa esquerda da maritaca, impossibilitando o animal de voar ou realizar outras atividades naturais.

Sob cuidados da equipe da Associação Mata Ciliar, foi iniciado as primeiras análises que constataram, além das lesões causadas pelo impacto do projétil, uma fratura em sua perna esquerda, confirmada pelo exame de radiografia.

A entidade acredita que provavelmente, a maritaca estava voando quando foi atingida e se feriu ainda mais com a queda. Posteriormente, contando com a ajuda da médica veterinária cirurgiã, Neice Caramigo, foi realizado um procedimento cirúrgico para a remoção do projétil e para iniciar o tratamento da fratura da perna.  

“O projétil fez uma fratura diafisária de ulna, então, após sua remoção e a limpeza do local, além da constatação do rádio estar íntegro, optamos pelo tratamento com tala.  Em relação a perna, ela teve uma fratura do fêmur, sendo realizado uma fixação externa com tie-in (pino intramedular) para reduzir a fratura. Agora, é continuar acompanhando com exames de radiografia, com observações comportamentais, fazendo troca de curativo. E assim, com tudo ocorrendo bem e passando pelo processo de reabilitação, ela pode conseguir uma segunda chance em vida livre”, pontua Caramigo. 

A Associação Mata Ciliar, tem parceria com os municípios é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal. Desde 1987 a entidade desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Para outras notícias relacionadas a bichos de estimação e causas animais acesse o Em Pauta PET.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *