Morte de duas crianças na Região Bragantina acende alerta para riscos de acidentes
Dois graves acidentes chocaram Bragança Paulista, Atibaia e região nos últimos dias. No último final de semana, uma garota de apenas 8 anos de idade, morreu em Atibaia após levar um coice de um cavalo e bater a cabeça em um pilar.
Ontem, 6, faleceu em Bragança Paulista um garotinho, de apenas 2 anos, que estava internado na Santa Casa de Bragança Paulista desde o último sábado.
O menino foi atropelado na garagem da própria casa quando o pai mexia no carro e com som ligado e portas abertas, movimentou o veículo e não percebeu a presença da criança.
As vidas das duas crianças, infelizmente, não podem ser recuperadas, mas os dois acidentes devem servir de alerta para pais e responsáveis.
ACIDENTES SÃO PRINCIPAL CAUSA DE MORTE DE CRIANÇAS
Acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil de acordo com dados da Organização Não Governamental Criança Segura.
Por ano, mais de 3.300 meninas e meninos morrem por esse motivo e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave.
Segundo a entidade, 9 brasileirinhos perdem a vida por dia em decorrência de acidente.
De acordo com Vania Schoemberner, porta-voz da ONG, apesar de muito comuns na infância e do senso comum tratar os acidentes como algo inevitável, 90% deles podem ser evitados com medidas simples de prevenção.
Os três principais tipos de acidente fatais são de trânsito, afogamento e sufocação.
INTERNAÇÕES
Por outro lado, as internações de crianças de 0 a 14 anos costumam ser causadas por outros tipos de acidentes, como: quedas, queimaduras, intoxicações e acidentes com armas de fogo.
Todo cuidado é pouco.
As quedas, por exemplo, são os acidentes que mais causam internações e acontecem quedas do sofá, cama, janelas, lajes, parquinhos e até mesmo por tropeções.
ACIDENTES EM GARAGEM
Ficar com crianças em casa, principalmente com essa quarentena prolongada, é muito desafiador.
Brincar com os pequenos em locais diferentes é uma boa opção, mas alguns ambientes da casa não são indicados para a permanência de crianças, como por exemplo cozinha e garagem.
Quando o assunto são as garagens, a ONG Criança Segura lista algumas dicas:
- Ao manobrar o carro, certifique-se de que não há nenhuma criança por perto;
- Lembre-se de trancar o carro, especialmente o porta-malas, e manter as chaves e controles automáticos longe do alcance das crianças;
- Não permita que as crianças brinquem no interior de veículos. Além de poderem soltar o freio de mão, elas podem ficar presas lá dentro e sofrerem sufocação ou insolação.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
ACIDENTES COM ANIMAIS
Os acidentes com animais, como aconteceu em Atibaia, também são comuns.
É claro, que ninguém deve proibir o contato de crianças com animais, mas sempre é preciso supervisão.
Estudos mostram que o convívio entre as crianças e os animais trazem muitos benefícios para a saúde e para o bem-estar.
Mas é sempre ter em mente que:
- Crianças tendem a agir de forma imprevisível. Elas correm, gritam e isto pode assustar o animal
- Crianças muito pequenas não possuem habilidades cognitivas completas e não compreendem que outros seres possuem desejos e intenções distintas das suas
No site da ONG Criança Segura é possível encontrar várias dicas e cartilhas sobre prevenção dos mais diferentes tipos de acidentes com crianças.
Para conferir basta acesse: https://criancasegura.org.br/publicacoes/
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta. Para outras notícias policiais acesse: https://jornalempauta.com.br/category/policia/
Para receber as principais notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular clique aqui: WhatsApp do Em Pauta
Um comentário em “Morte de duas crianças na Região Bragantina acende alerta para riscos de acidentes”