Museu de Atibaia é fechado para reforma

Museu de Atibaia é fechado para reforma

Começou na quinta-feira, 17,  e deve durar 8 semanas, a reforma do Museu Municipal João Batista Conti de Atibaia. O local passará por obras de  melhoria e conservação, já que desde 2018 está incluído no Cadastro Estadual de Museus, pertencente ao Sistema Estadual de Museus do Governo do Estado de São Paulo.

Durante o período de 8 semanas, o Museu Municipal de Atibaia ficará fechado.

O espaço, que assim como outros espaços culturais teve que ser fechado em 2020 por causa da pandemia da COVID-19, estava funcionando desde 30 de abril.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O prédio (com paredes de taipa de pilão e pau-a-pique) foi construído em 1836 para ser, simultaneamente, Casa de Câmara e Cadeia de Atibaia, funcionando assim até 1953. Passou por um processo de restauração, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, a partir de 1961, começou a abrigar o Museu Municipal.

No acervo podem ser encontradas peças e documentos que remontam ao Brasil Colonial, Império e República, distribuídos em sete salas e um saguão principal. Obras de Benedito Calixto e Yolando Malozzi, além de coleções de numismática, arte sacra, mobília, folclore e moda, também fazem parte do acervo.

No local há também uma biblioteca histórica para pesquisa, com documentos, atas da Câmara, acervo fotográfico e exemplares dos principais jornais da cidade desde 1914.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE ATIBAIA

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta. Para mais notícias de Atibaia, siga a página Atibaia Em Pauta no Facebook.

Para receber as principais notícias de Atibaia, bem como Bragança Paulista e região no celular participe do grupo de WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *