Museu Municipal de Atibaia reabre nesta quinta

Museu Municipal de Atibaia reabre nesta quinta

O Museu Municipal João Batista Conti, em Atibaia, será reaberto nesta quinta-feira (5). Instalado em um dos principais prédios históricos de Atibaia, o museu foi restaurado com recursos próprios da Prefeitura de Atibaia.

A cerimônia de abertura está marcada para às 17h, no próprio museu e contará com apresentação da Banda 24 de Outubro, contação de histórias  com Kelly Orasi  e apresentação musical instrumental.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Além de pintura das paredes, batentes, janelas e portas internas e externas do prédio o Museu de Atibaia passou por uma revisão elétrica com instalação de nova rede; calefação e pintura do forro; além de reposição de algumas tábuas e conserto do beiral externo.

O museu fica na Praça Bento Paes, no Centro de Atibaia. A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça-feira a sábado, das 11h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4412-7153 ou pelo e-mail [email protected] .

Prédio histórico

O prédio onde hoje funciona o Museu Municipal João Batista Conti foi construído em 1836, com paredes de taipa de pilão e pau-a-pique, para abrigar a Casa de Câmara e a Cadeia de Atibaia.

O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de São Paulo (Condephat) e pelo Conselho Municipal de Cultura de Atibaia. Em 2018 também foi incluído no Cadastro Estadual de Museus, pertencente ao Sistema Estadual de Museus do Governo do Estado de São Paulo.
Vale lembrar que desde 1961 o prédio abriga o Museu Municipal. Ele recebeu o nome de João Batista Conti em homenagem ao benemérito cidadão que, ao longo de sua vida, reuniu vários objetos históricos que deram início ao acervo, além de obras escritas sobre a história da cidade.

O museu

No local os visitantes podem encontrar peças e documentos que remontam ao Brasil Colonial, Império e República, distribuídos em quatro salas, salão superior e um saguão que conta com espaço para mostras e exposições de curto prazo.

Há também obras de Benedito Calixto e Yolando Malozzi, além de coleções de numismática, arte sacra, mobília, folclore e moda.

No local ainda há acervo documental (hemeroteca) para pesquisa, com documentos, atas da Câmara, acervo fotográfico e exemplares dos principais jornais da cidade desde 1914.


📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias

📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *