Nascidos em 2004 têm até dia 30 para fazer o Alistamento Militar
Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022, ou seja, todos os nascidos em 2004, independente do mês, estão convocados para a realização do alistamento militar obrigatório.
Estes jovens devem se apresentar à Junta Militar até o dia 30 de junho para a regularização da situação militar. Aqueles que optarem, podem realizar o alistamento através da internet clicando neste link ou então pelo aplicativo do Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
Para se alistar pelo site, basta seguir os passos:
- Clique em “Quero me alistar”
- Selecione a opção “Alistamento Militar”
- Em seguida, preencha os dados solicitados: CPF, data de nascimento e nome da mãe;
- Por último, o candidato vai saber o número do registro do alistamento, que deve ser guardado. Para saber o processo, é só acessar a opção “Já me alistei”.
Os interessados no alistamento presencial, devem se dirigir à Junta de Serviço Militar da cidade, localizada na Rua Doutor Tosta, nº 224 no Centro de Bragança Paulista. É necessário levar os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento e CPF; comprovante de residência.
O alistamento é obrigatório também para pessoas com deficiência ou pessoas com problemas de saúde grave. Depois, elas poderão entrar com um pedido de isenção.
Consequências de não se alistar no prazo
Além da multa de R$5,24, quem não realizar o alistamento no prazo estará em débito com o Serviço Militar e, segundo as Forças Armadas e a Defesa Civil, não poderá:
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias