O Modelo Red Bull de Negócios no Futebol

O Modelo Red Bull de Negócios no Futebol

A Red Bull colocou firmemente sua marca no mapa do futebol na última década. A história deles é de trabalho duro, persistência e triunfo. 

Não é fácil uma nova marca começar no mundo do futebol, mas a RB conseguiu não só em um país, como em quatro diferentes. E provavelmente tem planos de continuar alcançando ainda mais lugares (mais ou menos como o crescimento dos e-Sports no mundo). 

 Com a ajuda da autora Luiza Lima Correia, especialista em futebol aqui, vamos conhecer um pouco mais sobre o modelo Red Bull de negócio. 

Agressivo, Identidade e Clareza: Os Pilares Fundamentais 

Do ponto de vista empresarial, a Red Bull adota uma estratégia agressiva e não tem medo de tomar decisões difíceis. Uma liderança forte é crítica na construção de bases sólidas por meio de um planejamento estratégico bem pensado, tanto de curto quanto de longo prazo. 

Paciência é uma virtude da empresa. A Red Bull orgulha-se do desenvolvimento de seus clubes por ser uma jornada gradual até o destino. Cada um de seus clubes começou suas respectivas jornadas há mais de uma década – demonstrando que o apetite da empresa por sucesso é de longo prazo para chegar ao topo do futebol mundial. 

 Todas as equipes da Red Bull possuem a mesma identidade: cores de camisa idênticas, emblema do clube, apelidado de “The Bulls” e todas jogam na Red Bull Arena. Clareza é a chave. Em Bragança Paulista a reforma do atual estádio já faz parte dos planos da empresa.  

A história da Red Bull 

Os torcedores de futebol são um grupo leal. Uma lealdade além da compreensão, com uma devoção ao clube. Eles acompanham o crescimento da equipe ao longo do tempo e são uma parte importante do que o clube se tornou. 

No entanto, os dias modernos viram o aumento das equipes de franquia que são fabricadas para o sucesso. E há um grupo que fez ondas em vários esportes para chamar a atenção por meio de uma exploração bem-sucedida. 

 No futebol, a Red Bull mirou em clubes durante anos. A paciência deles foi recompensada em tempo hábil quando, em 2005, o rico ímã global das bebidas estourou no cenário do futebol, adquirindo o SV Austria Salzburg e rebatizando-o como Red Bull Salzburg. Esta foi sua plataforma de lançamento, impulsionando-os a reformular a marca de mais quatro clubes. 

A primeira grande jogada da Red Bull 

Sua remodelação de maior sucesso foi RB Leipzig. Em 2009, a equipe começou como SSV Markranstädt e definhou na quinta divisão do futebol alemão. 

Portanto, a organização da Red Bull viu uma oportunidade com uma grande equipe ausente no leste da Alemanha. Eles identificaram a cidade de Leipzig como um destino privilegiado para o futebol, perdendo apenas em tamanho para sua capital, Berlim. Seu modelo de negócios visava garantir um lugar na Bundesliga em oito anos. Bem na hora, em 2017, o clube conquistou uma promoção histórica à elite. 

 Desde então, seu progresso disparou. Quatro anos depois, Leipzig é uma força dominante na Bundesliga e na última temporada conseguiu uma vaga nas semifinais da Liga dos Campeões. O Leipzig é agora uma equipa europeia importante. 

Red Bulls de Nova York 

New York Red Bulls é o terceiro grande clube dos Red Bulls. O clube New Jersey MetroStars foi adquirido e recebeu seu nome atual em 2006. O clube tem sua arena em New Jersey, embora o nome sugira que se trata de um clube nova-iorquino (considerado pertencente à “região metropolitana de Nova York”). 

Embora o clube tenha obtido sucesso, nunca conseguiu vencer os playoffs da MLS Cup. No entanto, eles estiveram na final em 2008, onde perderam para o Columbus Crew por 3-1. 

 O maior nome que jogou pelo clube é sem dúvida Thierry Henry que lá jogou entre 2011 e 2014 e marcou 52 golos pelo clube. Outros nomes famosos que representaram o New York Red Bulls são: 

  1. Bradley Wright-Phillips (o melhor artilheiro do clube de todos os tempos) 
  1. Juan Pablo Ángel 
  1. Claudio Reyna 
  1. Tim Cahill 
  1. Rafael Márquez. 

Red Bull Bragantino 

Infelizmente ainda o time da Red Bull menos reconhecido mundialmente. A equipe brasileira Clube Atlético Bragantino fechou parceria com a grande empresa de bebidas e mudou seu nome em 2020 para Red Bull Bragantino. 

A equipe não faz contratações de jogadores consagrados. Aposta em jovens atletas, mas o objetivo da Red Bull é investir para pelo menos tornar o clube permanentemente estabelecido na primeira divisão.  

Se consagrar como um dos cinco melhores times de São Paulo é a meta.  

Red Bull possui outro clube no Brasil, o Red Bull Brasil. O Red Bull Brasil foi formado antes do Red Bull Bragantino (2007), mas devido à falta de sucesso e torcida, o Red Bull se cansou e firmou parceria com o Bragantino. Hoje, o Red Bull Brasil atua como um clube de base para o do Bragantino. 

Aposte nos Times da RB pelo seu Celular 

 

Com times em 4 países diferentes, o que não falta são jogos para acompanhar e torcer. E você ainda pode aumentar a emoção usando o betmotion app. Com ele você pode apostar em todos os times da RB – principalmente o Red Bull Bragantino – e ainda ganhar um dinheirinho extra. 

 É só baixar o app no site da Betmotion e preparar as apostas para as próximas partidas.

 

Um comentário em “O Modelo Red Bull de Negócios no Futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *