O que o eleitor deve e pode levar na hora de votar?
No próximo domingo (6) eleitores de todo o Brasil vão as urnas das 8h às 17h, escolher candidatos e candidatas à Prefeitura e também à Câmara Municipal. Em Bragança Paulista há 129.307 eleitores aptos para votar.
Se você está com o seu título regularizado, mas não está encontrando o documento em sua residência porque não lembra onde o guardou após a última votação, não se desespere.
Para votar, você não precisa do título em si: basta ir até ao seu local de votação portando um documento com foto, que pode ser: sua carteira de identidade ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis); passaporte; certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva); carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; ou até mesmo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Seja como for, se você não se lembra a seção onde vota, basta consultar antecipadamente o site da Justiça Eleitoral. Informando seus dados como CPF, data de nascimento e nome da mãe, é possível descobrir o seu local de votação.
Da mesma forma, se você preferir pode fazer a consulta do local de votação e baixar o título em PDF pelo aplicativo e-Título, disponível tanto para Android quanto para iOS.
Atualmente, segundo a Justiça Eleitoral, mais de 12 milhões de eleitoras e eleitores que votam no estado de São Paulo têm contas cadastradas no e-Título, o equivalente a 35% do total do eleitorado paulista.
Mas atenção: só será possível fazer a atualização ou o primeiro acesso no e-Título até a véspera da votação ou seja, até sexta-feira (5).
Pelo e-Título o eleitor pode, entre outras coisas:
- Consultar local de votação;
- Gerar título eleitoral em formato PDF para imprimir ou salvar;
- Consultar débitos com a Justiça Eleitoral;
O que posso levar na cabine de votação?
Já no local da votação, depois de se identificar aos mesários, passar pela biometria, a eleitora ou o eleitor será liberado para seguir até a urna eletrônica. E muita gente ainda tem dúvida, do que pode levar ou não na cabine de votação.
Pensando nisto, o Em Pauta destaca alguns itens que você pode ou não levar na cabine de votação.
- É permitido levar a colinha eleitoral com os números das candidaturas escolhidas, a fim de facilitar o registro do voto. Você tanto pode anotar os números em um papel como levar o tradicional santinho.
- Óculos também estão liberados, assim como os aparelhos auditivos para quem faz uso dos mesmos. Também é permitido votar usando camiseta, boné e adesivo de candidato, mas vale lembrar que não pode haver manifestação do eleitor no local de votação.
- A lei permite o uso de camiseta, bermudas e chinelos na hora da votação, mas proíbe os trajes de banho, votar sem camisa e muito menos sem roupa.
Vale lembrar também, que na cabine de votação, não é permitido levar:
- Celular;
- Máquinas fotográficas;
- Filmadoras;
- Equipamento de radiocomunicação;
- Qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.
A proibição é válida, inclusive, para aparelhos que estejam desligados.
As crianças também podem ser levadas até a sala de votação, mas a criança não pode entrar na cabine com o eleitor, com exceção das crianças de colo, e muito menos digitar o número do candidato na urna eletrônica.
Com quem ficam os aparelhos eletrônicos?
Aliás, se você for até a seção eleitoral com algum dos dispositivos mencionados, não se preocupe. Quando chegar a hora de votar, basta desligar os aparelhos e deixá-los no lugar indicado pela mesa receptora de votos.
Todos os objetos deverão ser posicionados em um local à vista dos mesários e do próprio votante.
Quem se recusar a entregar os equipamentos, no entanto, não será autorizadas a votar. O ocorrido será registrado em ata e, caso seja necessário, a mesa receptora de votos também poderá acionar a polícia.
Armas são proibidas
Além do uso de celulares na cabine, vale lembrar que é proibido o transporte de armas e munição em todo o Brasil por colecionadores, atiradores e caçadores na data da votação, nas 24 horas antes e nas 24 horas depois das eleições. A proibição de carregar armas vale, inclusive, para civis que tenham porte ou licença estatal.
Portanto, quem descumprir a regra será preso em flagrante por porte ilegal de arma, sem prejuízo do crime eleitoral correspondente.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky