Obra de ponte continua parada em Bragança, 2 meses após prazo

Nesta terça-feira (28), completa-se dois meses do prazo estipulado em contrato para conclusão da obra da ponte da Rua Peru, no bairro Matadouro, que interliga a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira à Avenida dos Imigrantes.
A ponte deveria ter sido reaberta ao trânsito em 28 de novembro de 2024. Todavia, a obra não ficou pronta no governo Amauri Sodré e continua parada já no governo Edmir Chedid.
A reportagem do Em Pauta esteve no local e o cenário é de total abandono, sem qualquer trabalhador ou máquina da empresa contratada pela Prefeitura ou da Secretaria de Serviços. Vale lembrar que a primeira interdição no local ocorreu em 28 de dezembro de 2023, por motivos de segurança. Portanto, há 13 meses.
O contrato
No Portal da Transparência da Prefeitura não foram publicadas informações sobre aditamentos de prazo, tampouco de rompimento de contrato, até esta terça-feira (28).
Já na Imprensa Oficial do município consta uma “Notificação para Eventual Aplicação de Penalidade”, datada de 18 de novembro de 2024. No entanto, a rescisão do contrato não foi publicada.
Aliás, de acordo com o contrato nº 219/2024, celebrado entre a prefeitura de Bragança Paulista e a empresa Fortiz Engenharia Ltda, com sede em Santo André, a contratação ocorreu em 23 de agosto de 2024. Já a ordem de serviço foi dada pela Secretaria de Obras em 30 de agosto de 2024. Por fim, o valor total do contrato é de R$ 709.950,00.
Entrevista do prefeito
Nesse sentido, em recente entrevista à TV Vanguarda, Edmir Chedid falou sobre obras paradas de forma geral, sem especificar o caso da ponte da Rua Peru.
“Existem na cidade 35 obras em andamento. Tem 4 ou 5 que não estão atrasadas e as outras estão atrasadas. Muitas vão demorar um tempo para a gente equacionar. Tem problema jurídico, a empreiteira abandonou o serviço… A gente tem que tratar juridicamente e fazer a recontratação de uma nova (empreiteira). Isso leva tempo”, afirmou o prefeito na ocasião.