Onde descartar eletrodomésticos e eletrônicos em Bragança Paulista?

Onde descartar eletrodomésticos e eletrônicos em Bragança Paulista?

Fones de ouvido quebrados, celulares antigos, eletrodomésticos danificados. Você já se perguntou o que fazer com todo esse lixo eletrônico? Em Bragança Paulista, a Secretaria do Meio Ambiente oferece para a população dois pontos para descarte correto do material: a Prefeitura e o Ecoponto do Posto de Monta.

De acordo com a pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021, divulgada  pela Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, o Brasil é  o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo. Por isso, é muito importante que cada um faça a sua parte.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Diante desse cenário, a Secretaria de Meio Ambiente de Bragança Paulista e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), iniciaram em setembro de 2021, um projeto com o  objetivo de assegurar a destinação final adequada dos resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos usuários.

A parceria visa também a expansão das ações de logística reversa e a conscientização da população sobre reciclagem, assegurando a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos.

ONDE DESCARTAR O LIXO ELETRÔNICO?

O material pode ser entregue no Ecoponto do “Posto de Monta” ou então na Prefeitura de Bragança Paulista.]

No Ecoponto podem ser descartados eletrodomésticos grandes como por exemplo: geladeira, máquinas de lavar, fogão, televisão, computadores, microondas.

Já na Prefeitura de Bragança Paulista são recebidos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de pequeno porte como por exemplo: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, celular.

Cabe à ABREE a retirada dos produtos, bem como o  custeio dos processos de manufatura reversa, tratamento, envio dos certificados de descarte e comunicação do processo”, explica Nádia Zacharczuk, Secretária Municipal do Meio Ambiente.

O Ecoponto Posto de Monta funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h enquanto que o descarte na Prefeitura Municipal pode ser efetuado de segunda a sexta, das 9h às 16h. Nos feriados ambos os locais estão fechados.

ONDE DESCARTAR PILHAS?

Já as pilhas podem ser levadas em qualquer unidade de ensino do município, pois todas as escolas municipais são Pontos de Coleta Primários.

Pilhas também podem ser descartadas no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), Feira do Produtor Rural, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Amigos e Moradores do Colinas de São Francisco, Associação Residencial Portal de Bragança Horizonte, Baratel, Rúbio Materiais Elétricos, Casa Nossa Senhora da Paz e Empório Animal.

As pilhas coletadas nestes pontos são encaminhadas para as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e devidamente destinadas na sequência.

NOTÍCIAS NO CELULAR

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional, portanto, informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

 

2 comentários sobre “Onde descartar eletrodomésticos e eletrônicos em Bragança Paulista?

  1. Mto boa essa iniciativa, o descarte adequado de determinados lixos ajudam mto o meio ambiente e preservação da natureza.
    Mas está faltando urgente um local para o descarte correto de embalagens e produtos químicos que são tóxicos, como por exemplo, Thinner, cola de contato, verniz etc. Estou acumulando esses lixos na minha marcenaria pois não tenho coragem de jogar no lixo comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *