Orquestra Jovem Circuito das Águas faz dois concertos grátis em Amparo

por Depois de quase um ano do início do projeto de formação, professores e alunos  da Orquestra Jovem Circuito das Águas se apresentam no dia 24 de novembro e 1º de dezembro na Catedral da cidade de Amparo e na igreja matriz São Sebastião

A entrada é gratuita e as apresentação é o momento de levar ao público o resultado do aprendizado de quase um ano.

Ao todo 28 alunos fazem parte do projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA). O processo de formação começou em março na cidade de Amparo, no interior de São Paulo, e chega ao objetivo final nos últimos dias de 2019.

O trabalho durante o ano

Depois de cumprir o calendário de aulas teóricas, instrumentais e de prática orquestral, professores e músicos contabilizam na agenda quatro concertos confirmados para os meses de novembro e dezembro. Dois deles acontecem em escolas, enquanto os outros dois são abertos e gratuitos para o público de todas as idades.

A estreia oficial da OJCA acontece no dia 24 de novembro, às 20h, logo depois do término da missa na Catedral Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Amparo.

Sete dias depois, ou seja, no dia 1º de dezembro, a orquestra volta a se apresentar. O espetáculo acontece às 20h30 na Igreja Matriz de São Sebastião, no bairro Ribeirão.

Os concertos trazem um apelo social-solidário em prol do Educandário de Amparo. Os organizadores sugerem a doação de alimentos como, por exemplo: bolachas, doces e salgadas, açúcar cristal, achocolatado, leite, suco em pó. A ideia é arrecadar itens para o café da manhã, bem como para o lanche da tarde dos assistidos pela entidade.

Projeto vai além do ensino gratuito

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA) surgiu a partir da ideia de ex-integrantes da Orquestra Circuito das Águas (OCA). Ela era formada por músicos profissionais e encerrou as atividades no final de 2018. “Podemos considerar que a Orquestra Jovem é ‘filho’ da OCA”, diz o diretor executivo Diego Mozer.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, do governo federal, o projeto vai muito além de sua proposta-base de ensino gratuito de teoria e prática orquestral. O trabalho se aprofunda em aspectos que abrem caminho para o desenvolvimento na formação cultural, bem como  social de crianças, jovens e adultos da estância do Circuito das Águas Paulista.

“Por meio do ensino da música, trabalhamos para garantir que a experiência cultural se transforme em ganhos na vida pessoal, no caráter e na prática da cidadania no futuro. Por isso a intenção é fazer com que este proeto cresça e atinja mais pessoas nos próximos anos”, enfatiza Mozer.

Após o período de inscrições, o cronograma das 31 semanas de aulas previstas no calendário começou a ser cumprido há sete meses. As aulas aliás, acontecem sempre aos sábados, no Centro de Pastoral São João Paulo II, espaço oferecido pela Paróquia de São Sebastião. Além de teoria e prática orquestral, os alunos dedicam boa parte do tempo aos instrumentos que escolheram para o aprendizado ou aperfeiçoamento – violino, violoncello e viola de arco.

Muitos dos equipamentos utilizados na prática foram financiados pelo próprio projeto na expectativa de atender a faixa mais carente da comunidade. Isso possibilitou, aliás,  a participação de pessoas que tinham o desejo de fazer parte do universo da música clássica, mas enxergavam no aspecto econômico uma barreira intransponível.

Foto: Andréia Pereira

Serviço

Projeto Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJCA)
Programação de concertos de fim de ano
Domingo 24/11 – 20h
Local – Catedral Nossa Senhora do Amparo
Endereço – Praça Monsenhor João Batista Lisboa, 33, Centro, Amparo-SP
Entrada – Gratuita
Domingo 1/12 – 20h30
Local
 – Igreja Matriz de São Sebastião
Endereço – Rua Dr. Coriolano Burgos, s/n, Bairro Ribeirão, Amparo-SP
Entrada – Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *