Outubro Rosa tem diversas atividades em Bragança Paulista

Outubro Rosa tem diversas atividades em Bragança Paulista

Durante todo o mês de outubro acontece em Bragança Paulista atividades a fim de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade como um todo,  sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, está promovendo diversas atividades em alusão à campanha “Outubro Rosa” nas unidades de saúde, durante todo o mês. Há palestras, orientações, atividade físicas e exames.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Em Bragança Paulista, o exame é solicitado pelos profissionais médicos da Atenção Básica e agendado na própria unidade. As mulheres com faixa etária de 50 a 69 anos podem ligar no 0800 779 0000 “Programa Mulheres de Peito” para agendar o exame sem a necessidade do pedido médico.

Confira a programação do Outubro Rosa

  • SÃO LOURENÇO – DIAS 13 (TARDE) E 15 (MANHÃ E TARDE)
    Atividades junto a equipe do NASF-AB e USF, além de demanda livre para C.O e enfeites.

  • VILA APARECIDA – DIA 15 – PERÍODO DA MANHÃ
    Orientação para as pacientes que estiverem aguardando consultas de G.O, nas segundas e quartas à tarde o autoexame de mamas. Dia D com a equipe do NASF-AB, com atividades, testemunho de C.A de mama e café.

  • VILA BIANCHI – DIA 15 – PERÍODO DA MANHÃ
    Café da manhã (em ambiente aberto-área externa da unidade) com palestras e dinâmicas voltadas para temática: “Outubro Rosa: O cuidado é transformador”, acolhimento (Equipe de enfermagem e recepção), momento de exercícios de alongamento e relaxamento, roda de conversa abordando os temas:  Atividade física e alimentação saudável; Saúde da mulher:  Importância de exames de rastreamento e autoexame da mama; Empoderamento e direitos da Mulher, confecção de artesanato, dinâmica, café da manhã, distribuição de lembrancinhas e agendamento de exames de rotina para mulheres.

  • CDHU – DIA 15 (MANHÃ E TARDE) DIA 20 (TARDE)
    Café da tarde com uma roda de conversa e orientações sobre saúde da mulher e coleta de C.O. livre demanda.

  • CASA DE JESUS – DIA 18 – PERÍODO DA MANHÃ
    Atividade em conjunto com o NASF-AB, roda de conversa sobre autocuidado da mulher e valorização feminina, atividade de automassagem e roda de conversa sobre alimentação saudável.

  • VILA MOTA – DIA 18 – PERÍODO DA TARDE
    Ação sobre Saúde da Mulher, em parceria com grupo de estágio de enfermagem da USF, em que serão abordados temas relacionados à detecção precoce de câncer de mama e colo uterino, medidas de prevenção de agravos à saúde da mulher.

  • SÃO MIGUEL – DIA 19 – PERÍDO DA MANHÃ
    Ação em conjunto com o NASF-AB, demanda livre de coleta de papa, orientação sobre o autoexame preventivo, exame de mamas e cartazes.

  • SÃO VICENTE – DIA 19 – PERÍODO DA MANHÃ
    Palestra e roda de conversa sobre prevenção, com Dr. Anastácio, café da tarde, enfeites pela unidade, coleta de C.O livre demanda.

  • PEDRO MEGALE – DIAS 19 E 20 – PERÍODO DA MANHÃ
    Demanda livre para coleta de C.O, exame de mama, cartazes, testagem rápida para IST’s e palestra.

  • ÁGUA COMPRIDA – DIA 20 – PERÍODO DA MANHÃ
    Café da manhã, roda de conversa sobre os cuidados preventivos da mulher e palestra sobre alimentação saudável e atividade física.
  • TORÓ I e II – DIA 20 – PERÍODO DA MANHÃ
    Enfeites pela unidade com bexigas e cartazes, atividade na praça do Toro com aferição de P.A, avaliação de solicitação de mamografia e agendamento de C.O, além de ter um dia de C.O de livre demanda e distribuição de brindes.

  • CENTRO DE SAÚDE – DIA 21 – PERÍODO DA TARDE
    Atividade em grupo com o Tema: Saúde Emocional e a importância do Autocuidado com a participação de um profissional Psicólogo e Educador Físico.

  • PARQUE 2 – DIA 21 – PERÍODO DA MANHÃ
    Ação em conjunto com o NASF-AB, em frente a Academia de Saúde do Parque dos Estados, além de orientações na sala de espera todas as segundas, no período da tarde junto aos alunos da USF, entrega de folhetos e acolhimento.

  • HÍPICA JAGUARI – DIA 22 – PERÍODO DA MANHÃ
    Palestras, será entregue lembrancinhas, autoavaliação das mamas, um dia livre demanda de C.O, além de dinâmicas.

  • NILDA COLLI – DIA 22 – PERÍODO DA MANHÃ
    Palestra sobre câncer de mama com psicólogo e nutricionista. Durante o mês haverá cortes de cabelo, realização de pintura das unhas, atividade aeróbica, realização de papanicolau, orientação sobre o exame das mamas e solicitação de mamografia quando necessário.

  • ARARAS DOS MORI – DIA 25 – PERÍODO DA MANHÃ
    Palestra com nutricionista sobre alimentos que evitam o câncer e também sobre os ultraprocessados, que causam câncer. Ação com a Educadora Física, e palestra enfermeira sobre prevenção do câncer de útero e mama.
  • BIRIÇA DO VALADO – DIA 27 – PERÍODO DA TARDE
    Roda de conversa com pacientes e equipe da unidade.
  • HENEDINA CORTEZ – DIA 28 – PERÍODO DA MANHÃ
    Ação em parceria com o NASF-AB, incentivo a coleta C.O. com um dia de demanda espontânea além da agenda e cartazes de orientação.
  • CIDADE JARDIM / JARDIM IGUATEMI
    Todas as segundas e terças-feiras do mês de outubro haverá orientação (Prevenção do câncer de Mama) para as usuárias em aguardo para atendimento (Roda de conversa).
  • VILA DAVI I e II – DIA 29 – PERÍDO DA TARDE
    Dia de livre demanda para saúde da mulher (C.O, mamografia), com palestra educativa.
NOTÍCIAS DO DIA NO SEU CELULAR

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério, bem como profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *