Pacientes da região atendidos em Bragança, são contabilizados pelo município de origem

Por Filipe Granado

 Por ser polo de região, principalmente na questão hospitalar, Bragança Paulista acaba recebendo pacientes de várias cidades da região.

O Hospital Universitário São Francisco é credenciado pelo SUS para atender 11 municípios: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem.

A Santa Casa, também é responsável pelos atendimentos aos municípios de Tuiuti, Pedra Bela e Pinhalzinho.

Na prática, ambos os hospitais atendem muito mais do que isto. Vários são os relatos de paciente do sul de Minas Gerais, por exemplo.

Em seu último pronunciamento, a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira frisou mais uma vez que os pacientes suspeitos ou confirmados para COVID-19 que não são de Bragança Paulista, não fazem parte da estatística bragantina.

Ela explicou que após ser informada pelos hospitais, a Secretaria de Saúde de Bragança realiza a notificação, já relatando ao Ministério da Saúde que o município de origem do paciente é outro. E, verifica a cidade de fato onde a pessoa mora e transfere essa notificação para o município em que ele resida. E o mesmo vale para o contrário, quando um morador de Bragança Paulista recebe atendimento em hospitais de outras cidades.

Atualmente há dois casos nessa situação, de moradores de Bragança suspeitos de estar com COVID-19 que estão em atendimento em Atibaia.

“A gente cuida cada um do seu residente. Temos feito investigação, justamente para saber se a pessoa está de passagem, trabalha em Bragança, e é de outro município. Os 120 que casos relatados são de moradores de Bragança Paulista”, afirmou Marina.

Na manhã de segunda-feira, 13, o HUSF atendia 2 pacientes não moradores de Bragança com suspeita ou confirmação de COVID-19. Um de São Paulo e um de Atibaia.

Na Santa Casa não havia pacientes moradores de outras cidades.

E no Hospital Bragantino havia um morador de Atibaia, internado na UTI. Este paciente, aliás, era um homem de 54 anos, que acabou falecendo. A notificação e o óbito foram contabilizados pela cidade de Atibaia.

 Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/BEtf6hqh9CW4JeRGa16MO3

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *