Palestra-performance “aTERRAr” será apresentada em Bragança

Palestra-performance “aTERRAr” será apresentada em Bragança

No próximo dia 26 de agosto, às 20h, o espaço cultural Casa Lebre, de Bragança Paulista, recebe uma palestra-performance de Cláudia Millás e Érica Tessarolo do projeto “aTERRAr – E se deixássemos de ser Humanos?”.

O questionamento levantado será: “E se deixássemos de ser Humanos, esse que é egocêntrico e separado da Natureza, e nos tornássemos Terranos, coabitando o planeta, de forma consentida, com todos os outros seres, elementos e estruturas?”.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



O trabalho, com duração de 50 minutos, se apresenta de forma híbrida entre o didático e o artístico, utilizando-se de diversas linguagens, como vídeo, música, fotografia e dança. “aTERRAr” é uma ação poética de divulgação científica que tem como intuito fomentar o desejo conjunto pela construção de outras realidades. Neste contexto, a proposta é abordar a problemática socioambiental do antropoceno com o objetivo de convocar o público ao pensamento crítico e a necessidade de agir.

Antropoceno é um termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra, e se relaciona com o impacto das atividades das pessoas. A tese central é que a humanidade afetou a natureza a ponto de ser responsável pelo novo estrato no registro geológico.

Sobre aTERRAr

O projeto começou a ser gestado em 2021, dentro do grupo de estudos MUDE – Movimentos Urgentes em Dança e Ecologia, criado pela bailarina, pesquisadora e docente do Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cláudia Millás.

Surgiu como uma das ações de seu projeto de pesquisa “Corpo-em-fluxo: práticas ecológicas para reinventar mundos”. E foi a partir de diálogos com a artista da dança e das artes visuais, pesquisadora e educadora, interessada pela trama arte-vida-natureza, Érica Tessarolo, uma das integrantes do MUDE, teve início o processo de criação do projeto.

Em 2022, com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC, por meio do edital para criação de espetáculo inédito de dança, foi possível compor a ficha técnica com diversos profissionais e concretizar a produção da palestra-performance “aTERRAr – E se deixássemos de ser Humanos?”.

A Casa Lebre está localizada na Rua Nicola Ortenzi, n° 104, no Taboão em Bragança Paulista e a palestra-performance é gratuita.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *