Parabéns Amparo ! 193 anos !

Parabéns Amparo ! 193 anos !

O município de Amparo, primeira Estância Hidromineral do Estado de São Paulo, completa hoje 193 anos.

O povoado que deu origem a Amparo formou-se no final do século 18, quando agricultores em busca de terras férteis começaram a se estabelecer na região leste do Estado, oriundos de Bragança, Atibaia e Nazaré. Já nos primeiros anos foi fundada uma pequena capela em homenagem à Nossa Senhora do Amparo. Em 1829 o povoado é elevado a capela curada, em 1857 a vila e em 1865 a cidade.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



O plantio de café levou Amparo a um período de riqueza e prosperidade ao longo do século 19, interrompido pela crise da commodity. O crescimento é retomado com a instalação de pequenas indústrias na década de 40.

Edificações e urbanismo preservados são uma das atrações de Amparo, que em 1945 se tornou-se a primeira cidade do Circuito das Águas Paulista a ser considerada Estância Hidromineral. O núcleo central da cidade é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

O mais antigo sobrado – Solar do Barão de Campinas – remanescente na cidade, foi construído em 1836 e hospedou Dom Pedro II em sua visita à Amparo, em 1878. É na Praça Pádua Salles, conhecida como Largo da Estação, que se situa o edifício da antiga estação da Companhia Mogiana. Ali se encontram a Casa da Cultura, a Pinacoteca Municipal, o monumento em homenagem aos Expedicionários e obelisco da Independência, implantado em 1922 para comemorar o primeiro centenário da Independência do Brasil.

Já o Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos encontra-se instalado em um prédio construído em 1885. Antiga residência do coronel Luiz Leite, foi posteriormente adquirido pelo município para ser a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal. O museu foi inaugurado nesse prédio em 29 de novembro de 1975.
Além disto, diversas fazendas preservam, em suas edificações, a história e a cultura da cidade. A fazenda Engenho das Palmeiras é a única na região em que funcionou um engenho de cana de açúcar; móveis e objetos da época de ouro do café são mantidos na construção, que serviu de cenário para a novela “O Rei do Gado”.

Parabéns Amparo, conte com o jornalismo independente do Em Pauta!

📰 Fique por dentro de todas as notícias da Região Bragantina e Circuito das Águas
📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *