Parabéns Pedra Bela ! 58 anos !

Parabéns Pedra Bela ! 58 anos !

O município de Pedra Bela completa hoje 58 anos.

Pedra Bela tem cerca de 6 mil habitantes. Situada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.100 metros, Pedra Bela é considerada a terceira cidade mais alta do Estado. Com um clima de baixas temperaturas no inverno e amenas no verão, o município se torna bastante atraente, principalmente por suas belezas naturais, que fazem jus a seu nome.

BASE ECONÔMICA

O município tem como base econômica a agropecuária, destacando-se atualmente pelo cultivo de eucaliptos e também pela produção de carvão vegetal, sendo de considerável importância para a economia local a grande área utilizada para o florestamento com eucalipto, que é transformado em lenha e carvão.

Outros destaque da economia local são a suinocultura e os micro-estabelecimentos industriais que beneficiam o milho em produtos como fubá, farinha e canjica.

A HISTÓRIA

O povoado que deu origem à cidade de Pedra Bela, tinha como denominação de Santa Cruz do Feital e foi fundada por José Antonio de Oliveira, no ano de 1869, durante o apogeu paulista do ciclo do café.

Foi então que em 1929, o povoado tornou-se Distrito de Bragança Paulista. No ano seguinte, foi elevado à categoria de Vila e só em 1945 recebeu o nome de Vila da Pedra Grande, alterado posteriormente para Pedra Bela.

A emancipação político administrativa aconteceu em 1964, sendo José Bueno de Miranda o primeiro prefeito do município.

O QUE FAZER EM PEDRA BELA?

Pedra Bela faz jus ao nome, pois é muito valorizada pelos recursos naturais: a paisagem, o clima, a flora, as cachoeiras e riachos são grandes atrativos turísticos. O município possui a maior tirolesa das Américas e é de fácil localização já que está a 112 km da Capital do Estado e tem acesso fácil pelas rodovias Fernão Dias e Capitão Barduíno.

Parabéns Pedra Bela, conte com o jornalismo independente do Em Pauta!

📰 Fique por dentro de todas as notícias da Região Bragantina e Circuito das Águas
📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *