Peça de rua “Terra abaixo, Rio acima” é encenada dia 28
- Ana Oliveira
- Sem categoria
O espetáculo de teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto, chega a Atibaia neste domingo, 28.
A apresentação, aliás, é gratuita e acontece no Centro Comunitário do Bairro Iara. O início está marcado para as 14h e o evento é realizado em parceira com o MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens.
A história
Terra abaixo, Rio acima” é uma peça itinerante. A plateia e elenco caminham juntos por cerca de 150 metros. Depois da apresentação, haverá um bate-papo com o público.
A peça é resultado de pesquisas da Cia. Cênica no Noroeste Paulista. Ela se inspira em histórias que envolvem a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, concluída em 1978.
A apresentação conta a lenda da Velha Barrageira, bem como fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul.
O repertório musical é tocado e cantado ao vivo pelo elenco.
A personagem principal, aliás é inspirada em Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, líder religioso na antiga cidade de Rubineia, inundada pelas águas do lago artificial da usina.
Ele era conhecido na época por benzer e curar pessoas bem como animais. Aparecidão foi inclusive retratado no documentário “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes.
Ele recebia mensagens espirituais que o impeliram a organizar e conduzir o pequeno “Exército da Força Divina”, com o intuito de impedir, por meio da fé, que a hidrelétrica fizesse desaparecer sua cidade.
Aparecidão foi preso junto a outros camponeses que o seguiam, torturado no Dops e Doi-Codi, em São Paulo, e enclausurado por sete anos no manicômio judiciário de Franco da Rocha.
A partir de seus estudos para criar o espetáculo, a Cia. Cênica bebeu na fonte do realismo mágico, misturou e reinventou eventos e personagens, dando espaço ao imaginário.
A circulação do espetáculo foi viabilizada pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.
A peça tem classificação indicativa livre e duração de 60 minutos. A apresentação é grátis.
Serviço
Espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, seguido de bate-papo com o público
Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, através do ProAC (Programa de Ação Cultural)
Data: 28 de julho, domingo, 14h
Local: Centro Comunitário do bairro Iara (Estrada Municipal Campo Limpo Paulista, s/n – Bairro Iara – Atibaia/SP)
Parceira: MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens
Se você quiser ficar sempre por dentro dos eventos que acontecem em Bragança Paulista, Atibaia e região é fácil. É só acessar: