Perguntas e repostas da Fase Vermelha Emergencial

Perguntas e repostas da Fase Vermelha Emergencial

Bragança Paulista continua na Fase Vermelha do Plano São Paulo até o dia 11 de abril. O anúncio foi feito hoje pelo Governo do Estado de São Paulo e as medidas valem em todo o Estado. Antes disto, vale lembrar que o prefeito Jesus Chedid já havia prorrogado as medidas locais até o dia 4 de abril.

Com duas determinações simultâneas muitas são as dúvidas e por isto, o Em Pauta, separou as principais perguntas e respostas sobre o tema e os atualizou, com base nas novas determinações.

  • Escolas podem funcionar em Bragança Paulista?
    Não. As Escolas Particulares, Municipais e Estaduais permanecem fechadas com base em Decreto Municipal. Prefeito Jesus Chedid pode ou não estender a medida.
  • Igrejas e templos podem funcionar em Bragança Paulista?
    Não. Até o dia 11 de abril as igrejas e templos devem permanecer fechados para cultos e missas. Atendimentos individuais podem ser realizados.
  • Está proibida a venda de bebidas alcoólicas em Bragança Paulista?
    A venda está proibida nos dias 26, 27 e 28 em todos os estabelecimentos, incluindo supermercados e delivery. A medida visa evitar reuniões e aglomerações no período. A medida também será válida para os dias 2, 3 e 4.
  • Feira Livre e Feira do Rolo podem funcionar?
    Não. O funcionamento das feiras está suspenso no município.
  • Mercadão e Ceasinha podem funcionar?
    Sim, podem funcionar porque são considerados essenciais. Nos dois próximos finais de semana, no entanto, o Mercadão estará fechado por causa das medidas excepcionais para os fins de semana. Para conferir o horário clique aqui: https://jornalempauta.com.br/mercadao-tem-horario-alterado-por-causa-do-feriadao-e-restricoes/
  • O que pode funcionar durante a Fase Vermelha Emergencial?
    Durante a Fase vermelha e Fase Vermelha Emergencial só podem funcionar os serviços essenciais como indústrias, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança pública e privada, farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo.
  • O que mais está suspenso em Bragança?
    Casas noturnas, buffets, quadras esportivas, parques, clubes, pesqueiros e eventos de atividade coletiva e comércio ambulante. Academias, salões de beleza, restaurantes, lojas de conveniência, sorveterias, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques devem ficar totalmente fechados ao público, assim como lojas de material de construção.
  • Restaurantes e similares podem funcionar?
    Só podem com delivery ou drive-thru. O atendimento presencial e a retirada de produtos no local (take-away) estão proibidos. A comercialização através da janela do carro (drive-thru) pode acontecer  somente das 5h às 20h e a entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
  • Padarias, açougues e varejões podem ter atendimento ao público?
    Sim. Estes estabelecimentos podem abrir, assim como supermercados, mas somente com 40% da capacidade. Vale lembrar que dias 27 e 28 de março, bem como 3 e 4 de abril e também nos dias 10 e 11, NÃO podem abrir. Podem, funcionar apenas com delivery.
  • Até que horas os estabelecimentos podem funcionar?
    Todos os estabelecimentos que estão autorizados a fazer atendimento ao público, como supermercados, padarias e açougue, só podem abrir até 20h pelo Plano São Paulo até o dia 11 de abril. Em Bragança Paulista, por causa da Páscoa e feriadão entre os dias 29 e 4 estão autorizados a funcionar até as 22h.
  • Farmácias podem funcionar depois das 20h?
    Sim, as farmácias, hospitais, clínicas médicas e de saúde animal podem funcionar de acordo com alvará.
  • Lojas de roupas e sapatos e outros serviços considerados não essenciais podem abrir?
    Não, o comércio permanece fechado, pelo menos, até dia 11 de abril, mas as lojas podem atender em esquema de drive-thru das 5h às 20h e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone ou internet.
  • Posso fazer caminhadas no entorno do Lago do Taboão?
    Não. Está proibida a prática esportiva no Lago do Taboão assim como o Jardim Público, Lago dos Padres, Lago do Orfeu, Lago da Hípica e São Miguel. Quadras e Ciles também permanecem fechados, pelo menos até o dia 4 de abril.
  • Comércio ambulante no entorno do Lago também está proibido?
    Sim, conforme prevê o decreto, a atividade está proibida em qualquer período na Avenida Alpheu Grimello, na Praça Jan Thomas Bata e na Avenida Dom Pedro I, em toda extensão de calçadas e estacionamentos de veículos paralelo a ciclovia, a calçada de caminhada e ao Parque Infantil Reynaldo Montagnana (Terra da Magia).
  • Onde posso denunciar uma festa clandestina?
    As denúncias podem ser feitas pelo 190 da Polícia Militar ou pelo 153 da Guarda Municipal.
    A fiscalização estadual contra aglomerações, festas e eventos clandestinos recebe denúncias também pelo telefone 0800 771 3541 ou e-mail [email protected]. Estas, devem ser realizadas de forma antecipada, quando tomamos ciência de um evento que ainda irá acontecer.
    A Guarda Municipal dispõe ainda dos números (11) 4603-1880 e (11) 4035-7474.
  • Delivery pode funcionar depois das 20h?
    Sim. Os restaurantes e similares podem continuar fazendo entregas depois deste horário.
  • Que horário acontece o Toque de Restrição?
    Acontece sempre das 20h às 5h do dia seguinte, e neste período a fiscalização será dobrada.
  • Lotéricas e bancos podem funcionar?
    Eles são considerados serviços essenciais, mas na próxima semana como em Bragança Paulista o prefeito Jesus Chedid antecipou os feriados, Itaú, Bradesco e Santander já anunciaram que estarão fechados.
  • Os Correios podem funcionar?
    Sim, são considerados serviços essenciais
  • Indústrias podem manter atividades?
    Sim, são consideradas essenciais. A Santher, por exemplo, está com o setor administrativo em home-office, mas a produção continua.
  • Lavanderias podem funcionar?
    Sim, são consideradas essenciais.
  • Postos de saúde funcionam?
  • Sim, unidades de saúde são consideradas essenciais. No entanto, como entre os dias 29 e 2 é feriado, os postos só funcionarão para vacinação.
  • Bancas de jornais podem funcionar?
    Podem somente com delivery, 24 horas, ou drive thru até as 20h.
  • Lojas de materiais de construção podem funcionar?
    Mesmo sendo consideradas essenciais terão que continuar de portas fechadas, fazendo entregas na casa do cliente ou drive thru. Não é permitido retirada na porta das lojas sem ser dentro do carro.
  • Escritórios podem abrir?
    Não. Há a obrigatoriedade de teletrabalho até o dia 11.
  • Comércio de produtos eletrônicos podem abrir?
    Não. É proibido atendimento presencial e retirada de produtos no local (take-away). É permitida a comercialização através da janela do carro (drive-thru) de 5h às 20h e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
  • Eventos esportivos estão suspensos?
    Sim, estão suspensos até o dia 11 de abril. Ou seja, o Red Bull Bragantino não pode jogar em Bragança. A Federação Paulista de Futebol tenta levar os jogos para outros estados.
INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *