PF realiza Operação Leet em Bragança devido ataque ao site do STF

PF realiza Operação Leet em Bragança devido ataque ao site do STF

Foto: Divulgação 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 8, a Operação “LEET” para desarticular uma organização criminosa acusado de ataques registrados em maio ao site do Supremo Tribunal Federal (STF). Há mandados sendo cumpridos em Bragança Paulista.

De acordo com nota divulgada pela PF, além de Bragança Paulista estão sendo cumpridos no total cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária nas cidades de Itumbiara, em Goiás,  Belém do São Francisco, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, as três cidades em Pernambuco.

Três pessoas foram presas na operação, mas os nomes não foram relevados. Os mandados foram expedidos por Alexandre de Moraes.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

As investigações tiveram início após a identificação, por parte da equipe de tecnologia da informação do STF, de uma série de condutas suspeitas que indicavam que o site da Suprema Corte estaria sob um ataque hacker, no dia 3 de maio. Na época o site chegou a ser tirado do ar.

Durante o Inquérito Policial, a Polícia Federal identificados os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes ora apurados.

Com as medidas judicias cumpridas nesta data busca-se identificar demais partícipes e circunstâncias dos atos criminosos praticados.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes previstos nos artigos 154-A, §3º e 288, ambos do Código Penal, com penas que, somadas, podem chegar a cinco anos de reclusão.

Porque Operação Leet?

O termo LEET, também conhecido como eleet ou leetspeak, é uma alternativa ao alfabeto inicialmente usado para o idioma inglês, empregado principalmente na internet.

Se utiliza de várias combinações de caracteres ASCII para substituir letras do alfabeto latino. É usado como um adjetivo para descrever proeza formidável ou realização, especialmente nas áreas de jogos on-line e em sua forma original, usada por hackers de computador.

MAIS POLICIAIS

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para outras notícias policiais acesse: https://jornalempauta.com.br/category/policia/

Para receber as principais notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular clique aqui: WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *