Pinhalzinho registra Febre Amarela em macaco

Pinhalzinho registra Febre Amarela em macaco

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, por meio do Instituto Adolfo Lutz (IAL), que os exames realizados em um primata no município de Pinhalzinho (localizado a 33 km de Bragança Paulista) testaram positivo para Febre Amarela.

O Governo do Estado ressalta que os animais não transmitem a doença e a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle. “É importante orientar a imunização de forma seletiva para a população não vacinada na área em que ocorreu a epizootia”, destaca Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças (CCD/SES-SP).

Para prevenir a ocorrência da doença, foram encaminhadas 75 mil doses da vacina contra a Febre Amarela para a região de Campinas.

No Brasil, não há registro da febre amarela urbana desde 1942. Atualmente, a infecção da doença se dá por meio de mosquitos silvestres que vivem em zonas de mata.

Caso alguém identifique macacos mortos na região onde vive ou está, deve informar imediatamente às autoridades sanitárias do município, de preferência, diretamente para a vigilância ou controle de zoonoses.

Os sintomas iniciais da Febre Amarela são:

  • Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga;
  • Fraqueza.
OUTROS CASOS

Em outubro de 2024, uma confirmação laboratorial de caso de Febre Amarela em primata não humano ocorreu no município de Pedra Bela. E em dezembro de 2024, um caso também foi registrado em Bragança Paulista. Desde estes casos, a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista tem realizado vacinação contra a doença na zona rural e urbana da cidade.

Caso um morador encontre um macaco doente ou morto, é importante que a população não toque no animal e entre em contato com a Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ, pelo telefone (11) 4033-0283 ou pelo e-mail [email protected].

QUEM PODE TOMAR A VACINA?

Para a população da zona rural, podem se vacinar pessoas a partir de 6 meses de idade; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças até 6 meses de idade. Já para a população da zona urbana, a vacinação é seletiva para as pessoas acima de 9 meses de idade.

Cabe reforçar que toda a população acima de 9 meses de idade que não tenha o registro da vacina de Febre Amarela poderá receber a vacina que está disponível nas Unidades de Saúde.

Foto: Divulgação/Governo de SP

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *