Pix: ferramentas facilitam bloqueio e devolução do dinheiro após golpe

Pix: ferramentas facilitam bloqueio e devolução do dinheiro após golpe

No final do ano passado, o Banco Central desenvolveu novas ferramentas para evitar fraudes e prestar assistência às vítimas de eventuais golpes realizados por meio do Pix. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) e o Bloqueio Cautelar são as novas apostas para o aumento da segurança dos clientes.

A proposta é que, se após a transação via Pix houver a constatação de que a pessoa possa ter sido vítima de um golpe, ela poderá ser auxiliada por essas ferramentas para minimizar ou reverter o prejuízo.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Como funciona?

Uma dessas ferramentas é o Bloqueio Cautelar, acionado pelo banco do recebedor em caso de movimentação incomum que gere suspeita de fraude. Nesses casos, tanto o pagador quanto o dono da conta para onde o valor foi transferido serão notificados e o dinheiro será  “congelado” por até 72h. Neste período, o departamento de segurança avaliará a legitimidade da transação e, caso a suspeita seja comprovada, o valor será devolvido.

Já o Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode ser acionado tanto pelo banco, quanto pelo próprio pagador. Ao suspeitar do golpe, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência e avisar a instituição financeira através dos canais oficiais de atendimento ao cliente, como o SAC, ouvidoria ou chats de aplicativos. 

Na sequência, a instituição fará uso da estrutura do próprio Pix para acionar o banco do suposto golpista e solicitar o bloqueio dos recursos. O banco tem 7 dias para avaliar o pedido e, neste meio tempo, o dono da conta não poderá realizar o saque. Se o golpe for constatado, o valor será devolvido ao pagador.

📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas notícias




2 comentários sobre “Pix: ferramentas facilitam bloqueio e devolução do dinheiro após golpe

  1. Creio que a medida mais eficaz para inibir golpes de PIX é o Banco identificar com mais rigor o correntista no nomento da abertura da conta: fazer diligências no endereço do novo correntista para se certificar de que ele realmente mora naquele endereço, o seu local de trabalho, a profissão declarada no cadastro de abertura da conta etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *