Polícia Federal prende líder de facção criminosa em Extrema

Polícia Federal prende líder de facção criminosa em Extrema

Na terça-feira (21), a Polícia Federal, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia – FICCO/BA, e a Polícia Militar de Minas Gerais deflagraram a operação ‘Eirene Um’, no município de Extrema/MG.

O objetivo da operação foi cumprir dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, cujos mandados foram expedidos pela Justiça da Bahia. O alvo era um líder de facção criminosa, que foi preso.

As apurações criminais constataram que ele atuava de forma criminosa na região do município de Jequié, sudoeste do estado da Bahia, sendo o responsável por diversas ordens de ataques violentos a rivais e a bairros da cidade, o que provocou escalada da violência na população local.

De acordo com a PF, ele passava despercebido pela população local, na cidade mineira, vivendo uma rotina de empresário. Mesmo morando em outro estado, fora da área de conflito das facções, o criminoso continuava a comandar o tráfico de drogas. Também negociava armas de fogo e auferia lucro com os crimes praticados. Atuava com extrema violência, principalmente para manter sua hierarquia na facção.

Portanto, o preso irá responder pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio e organização criminosa. Nesse sentido, se condenado pela prática dos crimes, as penas somadas podem chegar a 70 anos de reclusão.

INVESTIGAÇÃO

As investigações tiveram a participação de equipes da FICCO/BA, do 19º BPM/BA, da Delegacia da PF em Varginha/MG, e do 59º BPM/MG. Por outro lado, as diligências continuam para identificar e responsabilizar penalmente outros integrantes do grupo criminoso.

A FICCO/BA é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Polícia Penal da Bahia, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *