Prefeitura conclui “reforma da reforma” do Velório Municipal
A Gestão Chedid divulgou nesta semana que concluiu a obra de impermeabilização da laje do Velório Municipal, ou seja, a “reforma da reforma” da obra, realizada em 2020. O local foi finalmente reaberto ao público, após cerca de 4 meses aproximadamente.
O motivo da nova reforma foram as infiltrações que tomaram conta do local. Conforme apurado pelo Em Pauta, nas semanas do final de 2021 e início de 2022, durante o período de chuvas, água escorria pelas salas de velório, molhavam os assentos fixos que ficaram inutilizados e as goteiras molhavam desde o espaço destinado ao velório do corpo, até as pessoas e o próprio caixão. Por isso o espaço teve que ser interditado.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
O Executivo Municipal informou que no local foi retirado todo o excesso de peso do concreto existente, como a remoção total do piche. Também foi realizado a regularização da laje com caimento de 8% nivelando e direcionando a água para os condutores, bem como foi feita a impermeabilização com manta asfáltica com maçarico. Também foram realizados os trabalhos de restauração das trincas surgidas nas paredes, pintura geral e substituição dos bancos de carpetes por revestimento cerâmico.
O valor total da primeira obra e nem o valor da “reforma da reforma” não foram divulgados pela Secretaria de Comunicação.
O CONTRATO
De acordo com o contrato n° 046/2020, sob gestão do secretário Aniz Abib Jr., a empresa Deliberali Serviços e Construções Eireli, com sede em Porto Feliz/SP, foi contratada ao valor de R$ 280.010,81 para execução de serviço de reforma / revitalização do Velório Municipal de Bragança Paulista.
O contrato foi assinado pelo prefeito Jesus Chedid e pelo secretário Anizinho em 26 de fevereiro de 2020 e a Prefeitura tinha até 10 dias para dar a ordem de serviço. O prazo de execução da obra seria de 4 meses. Em 9 de junho, o prefeito estendeu o prazo para entrega até 24 de julho de 2020. Faltando 4 dias antes do prazo final, a empreiteira mudou de nome e passou a se chamar Viva Construções e Serviços Ltda.
Todavia, de acordo com o release divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, quem realizou a “reforma da reforma” – com o projeto de impermeabilização do teto de Velório Municipal é uma terceira empresa, a Pex Incorporação e Construção Eireli.
IMPERMEABILIZAÇÃO DEVERIA TER SIDO FEITA ANTES?
No dia 24 de julho de 2020, com as obras do Velório Municipal em andamento, o Bragança Jornal (ex-diário) publicou matéria: “Reforma do Velório Municipal deve ser concluída na primeira quinzena de agosto”.
Além do prazo dado pela Prefeitura ao jornal ser fora do prazo contratual disponível no Portal da Transparência, chama a atenção o seguinte trecho: “Os serviços estão 50% concluídos… 100% da impermeabilização da laje executada e as telhas da cobertura trocadas”, disse a Prefeitura ao jornal.
Portanto, fica a dúvida se a impermeabilização foi ou não realizada, conforme divulgado ao veículo de comunicação.
QUEM PAGOU ESTA CONTA?
No dia 5 de janeiro, o Em Pauta questionou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, se a obra encontrava-se no seu período de garantia, quando os engenheiros da Prefeitura atestaram que a obra estava concluída e por quais motivos a “reforma da reforma” estava sendo executada pela empresa Pex, sendo que outra empreiteira venceu a licitação e foi paga para isto. Todavia, nunca obtivemos resposta oficial da Prefeitura de Bragança Paulista.
📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas e principais notícias