Prefeitura promete arrumar ponte que desabou até segunda-feira

Prefeitura promete arrumar ponte que desabou até segunda-feira
Foto: Filipe Granado

A reportagem do Jornal Em Pauta informou que a ponte da Rua Joaquim Batista Pereira, que dá acesso ao bairro Chácaras Fernão Dias, desabou mesmo após passar por uma reforma recente, iniciada em 2024 e concluída em 2025 — ou seja, há pouco mais de um ano.

Os moradores dos bairros Chácaras Fernão Dias e Caetê questionam a qualidade do serviço executado.

Vale lembrar que o local permanece interditado desde a noite de quarta-feira (26), quando a ponte cedeu devido à força das águas.

Em nota enviada à redação, as secretarias de Obras e Serviços da Prefeitura de Bragança afirmaram: “O desabamento ocorreu em razão do elevado volume de água registrado no local, que excedeu a capacidade de vazão da tubulação existente.”

OBRAS NA PONTE JÁ COMEÇARAM

As secretarias acrescentaram que iniciaram as obras de recuperação no dia 26 de fevereiro e utilizam mão de obra própria da Prefeitura. O setor de engenharia da Secretaria de Obras responde pelo acompanhamento técnico e pelo planejamento da intervenção. Aliás, essa mesma equipe realizou o reparo entre 2024 e 2025.

“A intervenção contempla a recuperação da estrutura afetada e a ampliação da capacidade de escoamento da água, por meio da implantação de aduelas adicionais ao lado da tubulação existente. A avaliação técnica concluiu pela necessidade dessa ampliação, a fim de adequar a estrutura à atual demanda de vazão, especialmente em períodos de chuvas intensas”, detalhou a Secretaria de Comunicação.

Como utiliza mão de obra própria e recursos operacionais do município, a Prefeitura não divulgou o valor gasto na reforma anterior nem o valor que aplicará agora, após o desabamento da ponte.

PRAZO RÁPIDO

Segundo a Prefeitura, o prazo estimado para concluir os trabalhos vai até a próxima segunda-feira, dia 2 de março.

“A Prefeitura segue monitorando a situação e adotando as medidas necessárias para garantir segurança e durabilidade à estrutura”, concluiu a nota.

📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter