Procon atua mais de 330 estabelecimentos no Estado de São Paulo
O Fundação Procon de São Paulo autuou mais de 330 estabelecimentos no interior e na Capital durante a Operação Dia das Crianças, que foi realizada entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro.
O órgão vinculado a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, por meio dos seus Núcleos Regionais e Procons municipais conveniados, autuou 148 dos 457 (32%) estabelecimentos fiscalizados em 20 cidades do interior e litoral.
A falta de informação do preço a vista foi a irregularidade mais encontrada, com 62 ocorrências (13%), seguida da inadequação da informação de preço (falta clareza, ostensividade, precisão), com 35 (7%).
Foram visitados estabelecimentos em várias cidades das regiões de Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Baixada Santista, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
Na capital
Já na capital, dos 187 estabelecimentos visitados, 70 apresentaram irregularidades (37,43 % do total vistoriado).
A maior parte dos casos está relacionado a problemas na apresentação dos preços das mercadorias.
Cerca de 36% dos estabelecimentos vistoriados apresentaram problemas que vão desde produtos sem preços, uso de códigos sem clareza, precisão e ostensividade e, também, dois preços para o mesmo produto, entre outros.
A segunda principal irregularidade foi a validade dos produtos: em 18,6% das lojas foram encontradas mercadorias com a validade vencida, apagada, borrada, sem validade ou de forma ilegível/coberta.