Procon orienta sobre trocas de presentes de Natal

Procon orienta sobre trocas de presentes de Natal

Nem sempre as lojas são obrigadas a fazer a troca de um produto que não agradou ou não serviu. Por isso, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor dá dicas para o consumidor saber quais os seus direitos na hora da troca de presentes de Natal.

O Código de Defesa do Consumidor não obriga o fornecedor a fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho, a medida só passa a ser obrigatória se no momento da venda a loja se comprometeu a fazê-la. Deste modo, recomenda-se que, antes de fazer a compra, o consumidor informe-se sobre a possibilidade e as condições para trocar o produto (como, manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal, etc).

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Recomenda-se guardar a nota fiscal ou o recibo de compra e o apresente na hora de fazer a troca e, em peças de vestuário, manter a etiqueta do produto.

Ao efetuar a troca, deverá prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidações ou aumento do preço. Lembrando que, quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor), o fornecedor não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

Ainda de acordo com o Procon-SP, caso o produto comprado apresente algum defeito ou problema, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar. Se o reparo não for realizado neste prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.

Se o produto for essencial ou se em virtude da extensão do defeito apresentado, a substituição das partes danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou diminuir o seu valor, é direito do consumidor a troca imediata ou a devolução do valor pago.

COMO PROCURAR O PROCON

Caso o consumidor enfrente algum problema para efetuar uma troca, ele pode procurar o Procon para formalizar sua queixa. Em Bragança Paulista, o atendimento no Procon é realizado por meio de agendamento, que pode ser feito pessoalmente na recepção do Setor Agiliza ou pelos telefones (11) 4034-7049/4034-7084, de segunda a quinta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 16h, ou através do e-mail: ([email protected]).

COMPRAS ONLINE

Especificamente nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como é o caso das compras pela internet, o consumidor pode desistir da compra – é o direito de arrependimento, que pode ser exercido em até sete dias da data da aquisição ou recebimento do produto.

É importante que o consumidor formalize a desistência por escrito; se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago.

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